Início » Jogos » GDC 2020: conferência de jogos é adiada devido ao novo coronavírus

GDC 2020: conferência de jogos é adiada devido ao novo coronavírus

A Game Developers Conference aconteceria em março, mas teve a data alterada após o cancelamento de empresas

Victor Hugo Silva Por

A Game Developers Conference estava prevista para acontecer entre 16 e 20 de março. Nos últimos dias, no entanto, várias empresas cancelaram suas participações por conta do novo coronavírus. Com tantas baixas, a organização da GDC decidiu adiar o evento.

GDC (Game Developers Conference)

“Após uma consulta cuidadosa com nossos parceiros do setor e da comunidade de desenvolvimento de jogos em todo o mundo, tomamos a decisão difícil de adiar a Game Developers Conference”, indica um comunicado da GDC.

Ainda em nota, a organização do evento informa que está “genuinamente chateada e desapontada” por não poder receber seus visitantes nesse momento. Com a decisão, a GDC deverá acontecer no verão do hemisfério norte, entre junho e setembro.

“Trabalharemos com nossos parceiros para finalizar os detalhes e compartilharemos mais informações sobre os nossos planos nas próximas semanas”, continua o aviso. Os participantes que já tinham seus ingressos serão reembolsados, mas a tarefa não deverá ser simples. Para se ter uma ideia, a GDC 2019 recebeu mais de 29 mil pessoas.

Outra dificuldade para a organização do evento será definir a nova data. Isso porque há outras feiras de games marcadas para o mesmo período do ano. A E3, por exemplo, deve acontecer em junho, enquanto a Gamescom está prevista para agosto.

A preocupação com o coronavírus fez empresas como Sony, Facebook, Kojima Productions, Microsoft, Epic Games e Electronic Arts desistirem de participar do evento. As companhias chinesas também haviam cancelado sua presença na feira.

Microsoft

Microsoft, Epic Games e EA não participariam da GDC 2020

Campanha ajuda afetados por adiamento da GDC 2020

A Gamedev.world, uma organização sem fins lucrativos que realiza eventos online para desenvolvedores de games, anunciou uma campanha para ajudar quem foi prejudicado pelo adiamento da GDC 2020. O grupo criou um fundo que cobrirá despesas das pessoas mais afetadas por essa decisão.

A campanha de arrecadação acontecerá de 27 de março a 3 de abril. A Gamedev.world quer arrecadar verbas por meio da venda de games de parceiros, da organização de game jams e da apresentação de palestras online gratuitas. Cada dólar arrecadado será destinado ao fundo.

O grupo lembra que o ingresso da GDC 2020 já será reembolsado pela organização da conferência, mas pretende ir além. A quantia ajudará os desenvolvedores a cobrirem suas despesas com passagens aéreas, hospedagem e vistos relacionados à conferência.

“Embora não haja uma maneira de substituir todas as oportunidades da Game Developers Conference, esperamos ajudar a aliviar e a minimizar a perda de oportunidade e os danos financeiros para aqueles que esperavam participar do evento”, afirma o diretor executivo da Gamedev.world, Rami Ismail.

Com informações: The Verge, VentureBeat.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas Blassioli (@olucaslab)

Nos Estados Unidos eu entendo 100% o motivo do pavor que os estado-unidenses estão do Coronavirus, imagina pegar uma doença nova e desconhecida, mesmo que com mortalidade baixa em muitos países, porém saber que caso você pegue estará 1000% por sua conta e ainda podendo pagar 3000 USD para detectar a doença.

Realmente, para grandes eventos nos Estados Unidos vejo o cancelamento um futuro…