Início » Celular » Como usar o modo subaquático da câmera do Android

Como usar o modo subaquático da câmera do Android

Modo subaquático, presente em alguns modelos de Android, já se tornou uma realidade na câmera da EMUI, da Huawei

Melissa Cruz Cossetti Por
TB Responde

Alguns aparelhos de celular tiveram a sorte das suas fabricantes criarem capinhas que funcionam como verdadeiras caixas estanque — que nos acostumamos a ver em câmeras de ação, como a GoPro. Isso permite que o smartphone seja usado como uma câmera à prova d’água (ou resistente a líquidos) por um período específico de tempo e sob profundidade pré definida. No Android, você deve usá-las no modo subaquático.

Se você é apaixonado por mergulho e sempre quis tirar fotos subaquáticas de alto nível, mas nunca sobrou muito para investir em equipamentos especializados, pode buscar um desses acessórios (de preferência, oficiais da marca do seu telefone) e capturar imagens subaquáticas. O meu aparelho é um Huawei P30 Pro, com o snorkelling case.

Snorkelling Case Huawei P30 Pro

O P30 Pro já é resistente à água e possui uma classificação IP 68 — o que significa que está totalmente protegido contra poeira e que pode ser submerso em água doce por até 30 minutos, a uma profundidade máxima de 1,5 metros. Geralmente, essa é a proteção de aparelhos IP 68, mas pode variar conforme interpretação do fabricante.

O chamado “snorkelling case” ou caixa de mergulho do Huawei P30 Pro é uma caixa à prova d’água que permite tirar fotos subaquáticas a uma profundidade máxima de 10 metros, por até uma hora. Ele possui botões na lateral e um camada sobre a tela que permite operar o smartphone mesmo com o estojo trancado, bem similar ao da GoPro.

Modo subaquático no Android 💦

Para que o conjunto smartphone e caixa estanque funcionem perfeitamente, o Android da Huawei (EMUI) — e de outros fabricantes que o adotarem — possui um modo de câmera subaquática, que oferece otimização automática de imagem para fotos e vídeos subaquáticos e facilita o uso do celular debaixo da água, sem prejudicar o touchscreen.

Como ativar o modo câmera subaquática

  1. Vá para o aplicativo Câmera; 
  2. Role lateralmente e toque em “Mais”; 
  3. Selecione “Subaquático” (ícone de um peixe).

Mesmo debaixo d’água, você pode alternar entre fazer fotos e vídeos, usando botões.

  • Toque no botão Aumentar Volume: para tirar uma foto;
  • Pressione e segure o botão Aumentar Volume para tirar fotos instantâneas;
  • Toque no botão Diminuir Volume para começar a gravar um vídeo; 
  • Você pode pausar ou parar a gravação pressionando Aumentar e Diminuir volume;
  • Toque em Power/Tela para ligar ou desligar a tela quando debaixo d’água.

Para retornar ao modo de câmera normal, toque e segure o ícone “HOLD TO EXIT” no modo underwater ou “SEGURE PARA SAIR” no modo subaquático que aparece na tela.

Note que, ao segurar para sair, o smartphone volta para o modo normal e você usar a tela sensível ao toque, mesmo dentro da caixa estanque. Inclusive, operando outros modos de foto, outros aplicativos e voltando para o modo subaquático quando quiser.

Outros celulares com underwater mode 💧

Além do Huawei P30 Pro, outro aparelho que possui o underwater mode é o Mate 20 Pro. Contudo, o modo criado para ambientes subaquáticos não é novidade. Em 2018, o Kyocera DuraForce PRO, atualmente na versão Dual Force PRO 2, já trazia esse recurso. 

Além disso, podemos ver o modo subaquático em aparelhos Caterpillar, como o CAT S60, de 2016. E também nas linhas mais recentes de aparelhos da mesma fabricante.

Ambos aparelhos voltados para quem precisa de smartphones resistentes para o trabalho em campo. No entanto, o modo subaquático está chegando a mais celulares, não necessariamente voltados para o trabalho pesado, como acessórios para o lazer.

*Com informações: Huawei

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação