Tecnoblog
Início » Celular » Como usar o modo subaquático da câmera do Android

Como usar o modo subaquático da câmera do Android

Modo subaquático, presente em alguns modelos de Android, já se tornou uma realidade na câmera da EMUI, da Huawei

Alguns aparelhos de celular tiveram a sorte das suas fabricantes criarem capinhas que funcionam como verdadeiras caixas estanque — que nos acostumamos a ver em câmeras de ação, como a GoPro. Isso permite que o smartphone seja usado como uma câmera à prova d’água (ou resistente a líquidos) por um período específico de tempo e sob profundidade pré definida. No Android, você deve usá-las no modo subaquático.

Se você é apaixonado por mergulho e sempre quis tirar fotos subaquáticas de alto nível, mas nunca sobrou muito para investir em equipamentos especializados, pode buscar um desses acessórios (de preferência, oficiais da marca do seu telefone) e capturar imagens subaquáticas. O meu aparelho é um Huawei P30 Pro, com o snorkelling case.

O P30 Pro já é resistente à água e possui uma classificação IP 68 — o que significa que está totalmente protegido contra poeira e que pode ser submerso em água doce por até 30 minutos, a uma profundidade máxima de 1,5 metros. Geralmente, essa é a proteção de aparelhos IP 68, mas pode variar conforme interpretação do fabricante.

O chamado “snorkelling case” ou caixa de mergulho do Huawei P30 Pro é uma caixa à prova d’água que permite tirar fotos subaquáticas a uma profundidade máxima de 10 metros, por até uma hora. Ele possui botões na lateral e um camada sobre a tela que permite operar o smartphone mesmo com o estojo trancado, bem similar ao da GoPro.

Modo subaquático no Android 💦

Para que o conjunto smartphone e caixa estanque funcionem perfeitamente, o Android da Huawei (EMUI) — e de outros fabricantes que o adotarem — possui um modo de câmera subaquática, que oferece otimização automática de imagem para fotos e vídeos subaquáticos e facilita o uso do celular debaixo da água, sem prejudicar o touchscreen.

Como ativar o modo câmera subaquática

  1. Vá para o aplicativo Câmera; 
  2. Role lateralmente e toque em “Mais”; 
  3. Selecione “Subaquático” (ícone de um peixe).

Mesmo debaixo d’água, você pode alternar entre fazer fotos e vídeos, usando botões.

  • Toque no botão Aumentar Volume: para tirar uma foto;
  • Pressione e segure o botão Aumentar Volume para tirar fotos instantâneas;
  • Toque no botão Diminuir Volume para começar a gravar um vídeo; 
  • Você pode pausar ou parar a gravação pressionando Aumentar e Diminuir volume;
  • Toque em Power/Tela para ligar ou desligar a tela quando debaixo d’água.

Para retornar ao modo de câmera normal, toque e segure o ícone “HOLD TO EXIT” no modo underwater ou “SEGURE PARA SAIR” no modo subaquático que aparece na tela.

Note que, ao segurar para sair, o smartphone volta para o modo normal e você usar a tela sensível ao toque, mesmo dentro da caixa estanque. Inclusive, operando outros modos de foto, outros aplicativos e voltando para o modo subaquático quando quiser.

Outros celulares com underwater mode 💧

Além do Huawei P30 Pro, outro aparelho que possui o underwater mode é o Mate 20 Pro. Contudo, o modo criado para ambientes subaquáticos não é novidade. Em 2018, o Kyocera DuraForce PRO, atualmente na versão Dual Force PRO 2, já trazia esse recurso. 

Além disso, podemos ver o modo subaquático em aparelhos Caterpillar, como o CAT S60, de 2016. E também nas linhas mais recentes de aparelhos da mesma fabricante.

Ambos aparelhos voltados para quem precisa de smartphones resistentes para o trabalho em campo. No entanto, o modo subaquático está chegando a mais celulares, não necessariamente voltados para o trabalho pesado, como acessórios para o lazer.

*Com informações: Huawei

Comentários da Comunidade

Participe da discussão

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação