Início » Aplicativos e Software » WhatsApp permitirá colocar senha em backup no Google Drive

WhatsApp permitirá colocar senha em backup no Google Drive

Função de backup com senha apareceu em versão de teste do WhatsApp

Emerson Alecrim Por

Já faz algum tempo que o WhatsApp permite que o usuário de Android faça backup de suas mensagens no Google Drive. Mas existe um problema: o conteúdo armazenado no serviço não é criptografado. A boa notícia é que, em breve, o arquivo de backup poderá ser protegido com senha.

whatsapp na tela

Pelo menos é o que indica o WABetaInfo. O site teve acesso ao WhatsApp 2.20.66, versão submetida recentemente ao Google Play Beta Program, e descobriu uma funcionalidade que permite proteger os backups enviados ao Google Drive com senha, opcionalmente.

Faz sentido. Hoje, o WhatsApp ativa por padrão a criptografia ponta a ponta, mas as cópias dessas mensagens não contam com esse tipo de proteção. Se por um lado essa característica facilita a restauração das conversas quando o usuário troca de celular, por outro, pode dar acesso a um conteúdo sensível se o backup parar em mãos erradas.

É claro que o usuário também deve fazer a sua parte: as capturas de tela liberadas pelo WABetaInfo sugerem que a nova funcionalidade não tem nenhum mecanismo de lembrete de senha, portanto, é importante tomar cuidado para a combinação escolhida não ser esquecida.

WhatsApp - backup com senha

O recurso ainda não funciona, até porque a novidade está em fase “alpha” de desenvolvimento. Mas, como a interface já está pronta, é de se imaginar que o backup com senha não demorará a chegar à versão final do WhatsApp — a não ser que, por alguma razão, os desenvolvedores considerem a funcionalidade inviável.

Embora não haja nenhuma informação a respeito, podemos presumir que a funcionalidade também será disponibilizada no iOS, afinal, o backup no iCloud não é muito diferente do procedimento realizado no Google Drive.

Com informações: Android Police.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@Comentador

Não afeta você, mas isso pode afetar muitas outras pessoas.