Início » Aplicativos e Software » WhatsApp permitirá colocar senha em backup no Google Drive

WhatsApp permitirá colocar senha em backup no Google Drive

Função de backup com senha apareceu em versão de teste do WhatsApp

Emerson Alecrim Por

Já faz algum tempo que o WhatsApp permite que o usuário de Android faça backup de suas mensagens no Google Drive. Mas existe um problema: o conteúdo armazenado no serviço não é criptografado. A boa notícia é que, em breve, o arquivo de backup poderá ser protegido com senha.

whatsapp na tela

Pelo menos é o que indica o WABetaInfo. O site teve acesso ao WhatsApp 2.20.66, versão submetida recentemente ao Google Play Beta Program, e descobriu uma funcionalidade que permite proteger os backups enviados ao Google Drive com senha, opcionalmente.

Faz sentido. Hoje, o WhatsApp ativa por padrão a criptografia ponta a ponta, mas as cópias dessas mensagens não contam com esse tipo de proteção. Se por um lado essa característica facilita a restauração das conversas quando o usuário troca de celular, por outro, pode dar acesso a um conteúdo sensível se o backup parar em mãos erradas.

É claro que o usuário também deve fazer a sua parte: as capturas de tela liberadas pelo WABetaInfo sugerem que a nova funcionalidade não tem nenhum mecanismo de lembrete de senha, portanto, é importante tomar cuidado para a combinação escolhida não ser esquecida.

WhatsApp - backup com senha

O recurso ainda não funciona, até porque a novidade está em fase “alpha” de desenvolvimento. Mas, como a interface já está pronta, é de se imaginar que o backup com senha não demorará a chegar à versão final do WhatsApp — a não ser que, por alguma razão, os desenvolvedores considerem a funcionalidade inviável.

Embora não haja nenhuma informação a respeito, podemos presumir que a funcionalidade também será disponibilizada no iOS, afinal, o backup no iCloud não é muito diferente do procedimento realizado no Google Drive.

Com informações: Android Police.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

imhotep (@imhotep)

Eu faço o backup na minha conta do Drive, que tem senha forte e autenticação em dois fatores.
Pra mim é suficiente.

imhotep (@imhotep)

Por que alguém pediria um mandado judicial contra mim, se não faço nada de ilícito?

Marlon (@mccarvalho)

Pois é, gente inocente também tem investigação e processo instaurado em seu desfavor.

imhotep (@imhotep)

Desconheço isso.
Apesar da bagunça que é o Brasil, ainda vivemos em um Estado de Direito.

One (@river)

Infelizmente as pessoas ainda continuam caindo nessa de que o backup do whatsapp não é encriptado de forma alguma, quando, na verdade, ele só diz que não existe o “end-to-end” encryption.

O fato é que as mensagens são sim criptografadas, já os arquivos de mídia, não.

Todos sites replicam essa informação sem, de fato, constatar.

A key para “decriptar” fica em posse do aparelho e no servidor do facebook, ou seja, sim, o facebook pode restaurar suas mensagens se você tiver um backup no google drive ou icloud. Essa informação só consegui após pesquisar muito sobre e relatos de um amigo perito que recebeu arquivo do google em um processo.

Talvez essa mudança de poder colocar senha deve ter sido, se for para pensar logicamente e, sendo a minha opinião, por conta de pressões dos órgãos americanos.

Pensando em um caso hipotético:

Orgão X pede os arquivos de backup para o google; Pede a key no servidor facebook; Win for X.
imhotep (@imhotep)

Não me preocupa em nada.
Minha irmã também é advogada e puxa a ficha de quem quiser (vc sabe que isso é simples).
Minha vida não tem nada a esconder, então, whatsapp menos ainda.
Vão achar só grupo de piada, grupo de família com fotos comuns do dia a dia e grupo de trabalho sem nenhuma informação confidencial.
Realmente não me afeta em nada. Sou tão despreocupado com isso, que nem senha eu tenho no celular.

@Comentador

Não afeta você, mas isso pode afetar muitas outras pessoas.

imhotep (@imhotep)

Se vc não faz nada de ilícito, não faz diferença.
Agora, se tem algo a esconder, vc nem deveria usar o WhatsApp pra começo de conversa.

@GuilhermeE

@mccarvalho, não consegue na maioria das vezes, mesmo com decisão judicial. Isso acontece pq o MLAT (Mutual Legal Assistance in Criminal Matters) dá discricionariedade pro Departamento de Justiça dos EUA negar sem justificativa legal… e ele nega na grande maioria das vezes, a não ser que tenha a ver com pedofilia.