Como ver [ou deixar de ver] as Lembranças do Facebook

Memórias nem sempre são doces e você deve ter seus motivos para querer desativar as Lembranças do Facebook

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
On This Day

As Memórias ou Lembranças do Facebook — conhecidas também como “On This Day” (Neste Dia, em português) — podem ser recordações deliciosas para algumas pessoas, mas eventos dolorosos ou gatilhos que acabam com o seu dia. O Facebook, ao julgar que todos gostariam do recurso (ou que seus filtros seriam o bastante para não mostrar situações ruins), ativou em todos os perfis, por padrão. E é razoável querer desativar.

Então, como ver (ou deixar de ver) as Lembranças do Facebook? Acontece que é surpreendentemente complicado. Contudo, temos uma solução que é bastante viável.

O Facebook muda o menu como quem muda de roupa, mas você pode encontrar a página Memórias, Lembranças, Neste Dia ou algo similar na barra lateral da versão Web ou no menu do aplicativo. Mas, que tipo de conteúdo é exibido nas Lembranças?

Os seguintes tipos de conteúdo podem ser exibidos:

  • Suas publicações do Facebook;
  • Publicações no Facebook em que você foi marcado;
  • Acontecimentos importantes;
  • Seu aniversário de casamento, caso o tenha adicionado ao seu perfil;
  • Quando você se tornou amigo de alguém no Facebook;
  • Quando você entrou no Facebook;
  • As fotos do rolo da câmera do seu dispositivo móvel (se você optou por incluir);
  • Recapitulações do mês ou da estação anterior.

Quando você acessa a página Memórias, a primeira coisa que você vê são basicamente todos os posts que você fez “neste dia” (naquele mesmo dia do ano, ou próximo dele).

No ícone de engrenagem, você pode ver as Configurações, incluindo Notificações e Ocultar Lembranças (Pessoas e Datas). Você pode definir notificações para que o Facebook não envie sobre todas as suas memórias, que é o padrão para quem não quer receber nada. Contudo, o Facebook segue mostrando em outras áreas da plataforma.

Como ver suas Lembranças no Facebook

Para ver as Lembranças, caso você não tenha visto no topo do seu Feed de Notícias, clique em Lembranças à esquerda da interface. Se nenhuma for exibida, pode ser que não haja nada para mostrar nesse dia específico. Verifique novamente no dia seguinte.

Você também pode acessar o link direto:

Lembranças de outros dias poderão ser exibidas caso você não tenha visitado a seção de Lembranças ainda. Lá, é possível compartilhar novamente esses posts no seu perfil.

Como deixar de ver suas Lembranças

A notícia triste é que não há uma maneira de desativar por completo o “Neste Dia” ou as suas “Lembranças” do Facebook. Contudo, você pode configurar para esconder.

Neste mesmo link, escolha se deseja receber notificações sobre as suas lembranças no Facebook. Note que são as notificações, você ainda poderá ver no seu Feed de Notícias. 

Como ativar ou desativar as notificações

  1. Acesse facebook.com/memories;
  2. Clique/Toque em Notificações;
  3. Selecione “Nenhum” para desativar todas as notificações;
  4. Selecione “Destaques” para ver menos notificações (só as importantes).

Como bloquear datas ou pessoas

Nem tudo é perfeito, mas você pode ajudar o Facebook a ser menos sádico e controlar as suas Lembranças ocultando pessoas ou datas que não quer ser lembrado. O ajuste é útil ao fim de relacionamentos ou falecimento de pessoas queridas.

Preferências Neste dia - Deixar de ver Lembranças no Facebook

Como ocultar algumas pessoas

  1. Acesse facebook.com/memories;
  2. Clique/Toque em “Ocultar Lembranças/Preferências”;
  3. Clique em “Editar” ao lado de “Pessoas”;
  4. Insira o nome das pessoas das quais você não deseja ver lembranças (também funciona para perfis de memorial que foram mantidos na rede social);
  5. Clique em “Salvar”.

Quando você oculta as lembranças de alguém, também oculta das Lembranças qualquer foto ou publicação de outros usuários/amigos em que ela esteja marcada.

Como ocultar dias/datas específicos

  1. Acesse facebook.com/memories;
  2. Clique/Toque em “Ocultar Lembranças/Preferências”;
  3. Clique em “Editar” ao lado de “Datas”;
  4. Clique em “Selecionar datas”;
  5. Selecione uma data de início e de fim para a data ou datas específicas das quais você não deseja ver lembranças e depois clique em “Concluir”;
  6. Clique em “Salvar” depois de adicionar os dias que deseja ocultar.

Incluir muita gente e adicionar períodos longos pode ser o “pulo do gato”.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados