WhatsApp libera modo escuro para todos no Android e iPhone

Modo escuro do WhatsApp e WhatsApp Business tem fundo preto no iPhone e cinza-escuro no Android; saiba como ativar

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
WhatsApp com modo escuro

O WhatsApp finalmente adotou o modo escuro no iPhone e Android: ele leva o novo recurso para todos os usuários, não apenas para os que estão no beta — mas é necessário atualizar o app. O dark mode, também disponível no WhatsApp Business, pode ser ativado automaticamente dependendo dos ajustes no sistema do seu celular.

“O modo escuro no WhatsApp traz uma nova aparência que reduz o cansaço visual em ambientes com pouca luminosidade para o app que todos conhecem”, explica a empresa no blog oficial. “Além disso, esperamos que o modo escuro também ajude a evitar aqueles momentos embaraçosos em que seu celular clareia todo o ambiente.”

O app tem fundo preto no iPhone, seguindo as diretrizes da Apple; e traz um fundo cinza-escuro no Android, obedecendo o Material Design do Google. O WhatsApp diz que adota cores parecidas às usadas por cada sistema a fim de reduzir o cansaço visual.

Como usar o modo escuro no WhatsApp

Para usar o modo escuro no WhatsApp ou WhatsApp Business, é necessário atualizar o aplicativo na App Store ou no Google Play. Ele deve ter a versão 2.20.30 ou superior no iOS, e versão 2.20.64 ou posterior no Android.

Após atualizar o app no iPhone, basta seguir estas instruções para ativar o modo escuro no iOS.

Enquanto isso, no Android, vá em Menu (…) > Configurações > Conversas > Temas e selecione uma destas opções:

  • claro (light)
  • escuro (dark)
  • uma terceira opção que depende da versão do Android:
    • definido pelo modo Economia de bateria, se você estiver no Android 9 Pie ou anterior: a interface ficará escura apenas quando o recurso Economia de bateria estiver ativo no Android; senão, ela ficará clara.
    • padrão do sistema, se você estiver no Android 10: caso ele esteja no modo noturno, o WhatsApp vai ativar o dark theme; senão, o app usará o tema claro.

WhatsApp com modo escuro

Se você estiver no Android 9 Pie ou anterior, poderá escolher a opção “definido pelo modo Economia de bateria” para ativar o tema escuro apenas quando estiver com carga baixa.

E, no iOS, há um tema cinza-escuro que fica “oculto”: ele aparece quando você segue o caminho Ajustes > Acessibilidade > Tela e tamanho do texto > Aumentar contraste no iPhone.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados