Como funciona o modo de compatibilidade do Word

Como funciona o modo de compatibilidade do Word, recurso do Office que permite abrir documentos antigos do software

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
microsoft word

O modo de compatibilidade do Word — e de outros programas do Office — permite abrir e editar documentos criados em versões mais antigas do editor de texto, que contavam com menos recursos, nas versões mais recentes do Office, sem gerar problemas de incompatibilidade. Veja como funciona o modo de compatibilidade.

Como funciona o modo de compatibilidade do Word

O modo de compatibilidade do Word e de outros programas do Microsoft Office permite que versões recentes da suíte de produtividade da Microsoft, como o Office 365 e o Office 2019, sejam capazes de abrir documentos do Word, Excel e PowerPoint criados em versões mais antigas como Office 2016, 2013, 2010, 2007, 2003 e outros.

Quando um documento do Word mais antigo é aberto em uma versão mais recente, o software reconhece a versão e limita recursos introduzidos nas versões posteriores, para que o documento não carregue funções que programas legados não possuam.

Por padrão, documentos gerados no Office 2007 e posteriores (extensões .docx, .pptx, .xlsx) não podem ser carregados no Office 2003 e anteriores, mas seus documentos (extensões .doc, .ppt, .xls) podem ser lidos e alterados normalmente nas versões mais novas do pacote Office, sem que se criem problemas de conflito.

Microsoft / modo de compatibilidade word
Documento do Word 97-2003 (.doc) aberto no Word mais recente

O usuário só precisa tomar cuidado na hora de salvar o arquivo: se outras pessoas usam versões mais antigas do Word, é importante manter o documento compatível.

Como sair do modo no Word

Se você está editando um documento do Word 97-2003 (extensão .doc) em uma versão mais recente do programa, o modo irá por padrão salvar as alterações feitas no mesmo formato, sem carregar recursos recentes. No entanto, se você precisa converter o arquivo para a versão .docx, basta salvar uma nova cópia. Ou seja, .doc (antigo), .docx (novo).

Microsoft / modo de compatibilidade word
  1. Com o documento aberto, clique em “Arquivo”, “Salvar como”;
  2. Clique na aba abaixo do campo de nome do documento e selecione “Documento do Word (*.docx);
  3. Nomeie o documento como desejar e clique em “Salvar”.

E pronto.

Ao fazer isso, você terá dois documentos distintos: o original com extensão .doc, compatível com versões anteriores do Word e que é aberto usando o recurso nos mais recentes, e um novo com extensão .docx, que não pode ser editado nos programas mais velhos, mas é aberto normalmente nas versões mais recentes do Office.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Word na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados