Início » Telecomunicações » Vivo é obrigada a permitir que clientes alterem planos pelo site

Vivo é obrigada a permitir que clientes alterem planos pelo site

Site e app Meu Vivo permite que clientes alterem planos, mas apenas para pacotes com mensalidade maior que o já contratado

Lucas Braga Por

A Vivo será obrigada a disponibilizar a troca de planos através do app ou do site da operadora. A medida chega após ação movida pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), que havia obtido uma liminar para tal ação em fevereiro de 2019.

Clientes da operadora já conseguem mudar o plano através do app Meu Vivo ou pelo site, mas há um porém: a plataforma só exibe planos de valor superior ao já contratado pelo assinante. O pedido do MPDFT para a Justiça é de que a operadora também dê a opção ao consumidor de optar por um plano mais barato.

Até então, a única forma de trocar o plano atual por um mais barato é através de canais convencionais, seja no atendimento telefônico ou lojas físicas. Essa medida desestimula que o cliente reduza seu plano. O promotor de justiça Paulo Roberto Binicheski diz que é evidente que a operadora busca dificultar a alteração contratual.

A Vivo havia entrado com um recurso contra a liminar expedida em 2019, mas a 3ª Turma Cível do TJDFT considerou que “são direitos básicos dos consumidores a liberdade de escolha, a igualdade nas contratações e a adequada prestação dos serviços, de modo que não pode o fornecedor dificultar a mudança de plano, seja para outro de valor mais elevado, seja para outro de menor valor.

A operadora terá até seis meses para viabilizar a mudança no site e app Meu Vivo, sob pena de multa diária no valor de R$ 30 mil.

Com informações: MPDFT

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
15 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

imhotep (@imhotep)

Fazendo o papel de advogado do diabo, é lógico q a Vivo quer q vc ligue pra alterar pra um plano mais barato.
Nesse caso o setor de marketing e vendas vai tentar te convencer a manter o plano, te dar alguma alternativa, enfim. Vai tentar, de alguma forma, te fidelizar à empresa. Não acho isso errado.

A questão de alterar pelo app, então q disponibilize a opção de planos mais baratos e, caso o cliente opte por um deles, é só programar o app pra soltar um pop-up ou qualquer outra solução pra tentar fidelizar o cliente com outra proposta.

Da mesma forma q a Vivo (e qualquer outra operadora) tentam dificultar a alteração de plano, o Estado tb se metendo em uma negociação entre partes, acho inadequado.

No mais, se vale pra Vivo, deveria valer para todas. Uma q dificulta alteração de plano é a Claro, nos serviços de internet fixa e tv por assinatura.

Lugi lanzii (@Lugi_lanzii)

Liguei na Oi pra diminuir um plano empresarial, tinha varios numeros, pedi um pacote menor do que tinha, a atendente só me passava valores maiores, não sei se era burrice ou desonestidade mesmo.

Jefferson Rodrigues (@Jefferson_Rodrigues)

O problema é que muitas vezes o cliente não consegue mudar para um mais barato, na primeira tentativa. Alguns (talvez muitos) atendentes desligam a ligação para não fazer a mudança de plano. Quando o cliente consegue fazer a mudança, foram várias tentavias e muito tempo na ligação.