Início » Internet » Facebook processa empresa por domínios enganosos de Instagram e WhatsApp

Facebook processa empresa por domínios enganosos de Instagram e WhatsApp

Segundo o Facebook, a empresa mantém mais de 45 domínios que se passam por páginas de seus serviços

Victor Hugo Silva Por

Uma empresa está sendo processada após registrar domínios que usam nome de Facebook, Instagram e WhatsApp para enganar os usuários. Os endereços se passam por páginas de ajuda das plataformas e, de acordo com a empresa de Mark Zuckerberg, podem ser usados para aplicar golpes.

O Facebook está processando a Namecheap pelo registro de domínios enganosos

A companhia abriu o processo no Arizona, nos Estados Unidos, contra a Namecheap e o seu serviço que impede terceiros de terem detalhes sobre o titular do domínio. Em seu blog, o Facebook afirmou que há mais de 45 domínios que se passam por páginas de seus serviços.

Entre eles, estão o facebo0k-login.com e o whatsappdownload.site, que neste momento não têm um titular. Há ainda o instagrambusinesshelp.com, que segue registrado. O Facebook afirma que tentou resolver a situação ao enviar avisos à Namecheap entre outubro de 2018 e fevereiro de 2020.

Como não teve uma resposta, decidiu agir legalmente. “Analisamos regularmente registros de domínio e aplicativos que violam nossas marcas registradas para proteger as pessoas de abusos”, afirma o diretor para litígios de propriedade intelectual do Facebook, Christen Dubois.

“Nosso objetivo é criar consequências para aqueles que buscam causar danos e continuaremos a tomar medidas legais para proteger as pessoas contra fraudes e abusos de registrous de domínio”, explicou. A Namecheap não é a primeira a ser acionada judicialmente pelo Facebook em um caso parecido.

Em outubro de 2019, a OnlineNIC foi procesada na Califórnia após registrar domínios enganosos com o nome da rede social e impedir que a empresa tivesse acesso ao seus titulares.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@ksio89

Que bom, mas remover as postagens pagas de golpistas se passando por empresas, nada né Facebook?