O que é Pokémon Sortudo?

Além dos Brilhantes (ou Shiny), há a categoria de Pokémon Sortudo em Pokémon Go; eles têm algo de diferente? Entenda

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano
Um Pokémon Sortudo é um monstro mais forte e que gasta menos para se fortalecer. Além disso, ele não é encontrado na natureza e só pode ser obtido em trocas com amigos.
O que é Pokémon Sortudo? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Os monstrinhos intitulados como “Pokémon Sortudo” foram anunciados como uma nova categoria em 2018 pela Niantic, produtora do jogo. Disponível apenas em Pokémon Go, eles são bem especiais. Continue comigo para descobrir o que essa espécie faz e como conseguir um.

Um Pokémon Sortudo é um monstro mais forte e que gasta menos para se fortalecer. Além disso, ele não é encontrado na natureza e só pode ser obtido em trocas com amigos.

A categoria foi introduzida em Pokémon Go e permanece apenas nesse jogo da franquia. Entre as vantagens de um Pokémon Sortudo está a redução da quantidade de Poeira Estelar para fortalecê-lo e a possibilidade de ser um monstro com atributos mais fortes para batalha (Ataque, Defesa e Saúde) em Ginásios ou Reide.

Ele é diferente de um Pokémon Brilhante (conhecido também como Shiny), que só tem características estéticas, o que não influencia na força do Pokémon. Para identificar aqueles que têm sorte, basta verificar a descrição abaixo do nome e o efeito de fundo dele na Pokédex.

Pokémon sorte
Descrição abaixo do nome do Pokémon mostra se ele é sortudo ou não. (Imagem: reprodução/Pokémon Go)

Como conseguir um Sortudo

Como disse, você só vai conseguir um Pokemón dessa categoria se trocar com algum amigo.

A transformação é aleatória, porém existem algumas maneiras de aumentar a chance de um Pokémon ter sorte durante a troca.

  • Maior tempo de permanência com um Pokémon:
    Se você capturou o Pokémon há um bom tempo e decide trocá-lo com um amigo, as chances de ele ter sorte aumentam;
  • Amizade Sortuda:
    O primeiro Pokémon a ser trocado quando você consegue Amizade Sortuda tem garantia de se tornar um Sortudo.

Como funciona a Amizade Sortuda?

Há quatro níveis de amizade em Pokémon Go:

  1. Bela Amizade;
  2. Grande Amizade;
  3. Ultra-amizade;
  4. Amizade Sem Igual.

Para alcançar este último nível, é necessário ter jogado no mínimo 90 dias com um amigo. Seja trocando presentes, fazendo alguma troca ou batalhando.

Após receber o título de Amizade Sem Igual, as próximas interações entre os amigos pode resultar na transformação para uma Amizade Sortuda — uma notificação é enviada para avisar sobre o status. Após isso, a primeira troca entre os dois jogadores resultará em um Pokémon com sorte para ambos os lados.

Depois que a troca for feita, o status de Amizade Sortuda é limpo, sendo necessário reconquistar o título.

Com informações: Blog Pokémon Go 1, 2.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Pokémon Go na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados