O que é teraflop?

Descubra o que é teraflop, unidade usada para medir a capacidade de um processador, e se eles influenciam na qualidade dos jogos

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
Microsoft Xbox Series X

O termo teraflop é bastante mencionado em sites e publicações dedicadas a jogos, como uma unidade para determinar o poder de fogo de um console de videogame ou de uma placa de vídeo. No entanto, há bem mais fatores que influenciam na capacidade de uma plataforma. Entenda o que é teraflop e como ele influencia jogos a seguir.

O que é teraflop?

O termo “flops” ou, seguindo a notação correta, “flop/s”, é o acrônimo de “FLoating-point OPerations per Second” (operações de ponto flutuante por segundo, em português). Ele é usado para medir a capacidade de uma unidade de processamento, seja o processador de um computador, celular ou console de videogame (que usam o termo com mais frequência) de uma forma diferente que o Hertz.

Enquanto este mede a quantidade de ciclos que um chip é capaz de fazer por segundo ou, resumindo, sua velocidade, o flop/s determina quantas operações matemáticas de ponto flutuante é capaz de resolver em um segundo.

Como o flop possui as mesmas unidade de múltiplos do byte e do Hertz, o termo 1 Teraflop/s equivale a 1 trilhão de operações de ponto flutuante por segundo.

O que é ponto flutuante?

Sony / Ps4 Pro / teraflop

O ponto flutuante é uma notação matemática, uma forma de representar números racionais de uma maneira mais simples (e barata, ao menos em computação) do que a notação tradicional, com pontos e vírgulas. Assim, para representar um número muito grande ou muito pequeno, usa-se uma estrutura com uma mantissa, uma base e um expoente, que ocupam menos bits.

Por exemplo: o número 5,75 em base 10 é representado como 101,11 em base 2 (binária), e na forma normalizada, 0,10111 x 23. Separando mantissa (coeficiente), sinais e expoente, e transferindo para números binários, temos:

  • Sinal do número: 0 (+);
  • Sinal do expoente: 0 (+);
  • Expoente: 011 (3);
  • Mantissa: 10111 (5,75).

Resultado, o número em binário é 00001100000101112.

Geralmente, um número em ponto flutuante ocupa apenas 3 bits (um para o sinal, outro para a mantissa ou coeficiente, e outro para o expoente). O interessante é que números de ponto flutuante podem representar qualquer tipo de números, desde os inteiros a decimais e irracionais.

Nos primórdios da computação, qualquer bit de memória economizado fazia diferença, e foi isso que levou o engenheiro alemão Konrad Zuse (1910-1995) a implementar a aritmética de ponto flutuante no Z1 e posteriormente no Z3, o primeiro computador programável do mundo.

O número de teraflops faz diferença em jogos?

Fabricantes como Sony e Microsoft costumam recorrer aos flop/s para explicar o poder de processamento de seus consoles. Mas, na prática, tais números não são determinantes para a qualidade de jogos.

Microsoft Xbox Series X

A título de comparação, o processador do PS4 Pro é capaz de realizar 4,2 teraflop/s, enquanto o do Xbox One X entrega 6 teraflop/s. Seu sucessor, o Xbox Series X, chega a executar o dobro de operações. Ou seja, 12 teraflop/s. Em tese, quanto mais teraflop/s, mais rápido e potente é o processador e, por consequência, o console de videogame.

No entanto, a performance de um console ou de uma placa de vídeo para computadores depende de outros fatores. Itens como a arquitetura do processador, o processo de litografia, a velocidade de processamento (medida em GHz), a quantidade de memória RAM e o barramento usado, entre outros itens de hardware, formam o conjunto que determinará o quão poderosa uma plataforma será.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre teraflop na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados