Uber do ônibus; 3 apps que estão dando o que falar

De fretamento coletivo e sem passagem pela rodoviária, confira quais os apps de ônibus ao estilo Uber rodam em regiões do Brasil

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano
app Ônibus - Buser

Depois dos serviços de transporte particular como Uber, 99, Cabify para carros, era de se esperar que a oferta expandisse para os fretamentos coletivos, eis o app de ônibus. Ainda que seja um assunto polêmico, porque, afinal, trata-se do transporte de várias pessoas ao mesmo tempo, já existem vários funcionando pelo Brasil. Conheça o Buser, 4Bus e UBus.

Buser é um dos que oferece o fretamento colaborativo — custo total da viagem dividido entre os passageiros. Nele, os usuários podem buscar pelas viagens inserindo uma cidade de partida, o destino e a data de ida. É opcional informar a volta.

O aplicativo busca pelos grupos de viagem disponíveis — por enquanto não é possível criar mais grupos de viagem por uma ordem judicial, apenas entrar em grupos disponíveis — e informa a data, horário e local de embarque e desembarque.

No site do aplicativo é dito que pode haver uma economia de até 60% em relação ao valor da passagem de ônibus tradicional (das rodoviárias).

Qual a situação?

Assim como o Uber enfrentou o movimento dos taxistas no início, a Buser enfrenta as companhias de viação agora. São várias queixas, mas o Ministério Público Federal se opôs à paralisação do serviço. No entanto, a  1ª Vara da Fazenda Pública de Florianópolis proibiu a empresa de atuar em todo estado de Santa Catarina.

Teve interesse?

2. 4Bus

Ônibus da 4Bus (Foto: Revista do Ônibus)

No mesmo caminho, a 4Bus opera de maneira mais tímida, sem tantas cidades abrangidas pelo app para ônibus. No entanto, a promessa é a mesma de uma economia de até 60% em relação aos valores tradicionais.

É preciso que haja demanda para que as viagens sejam feitas. O próprio usuário pode sugerir destinos e se a viagem for cancelada, o aplicativo avisa com 48 horas de antecedência, reembolsando o valor pago ou deixando em crédito para uma futura viagem.

Qual a situação?

A 4Bus também está proibida de atuar em Santa Catarina, sob mesma ordem judicial da Buser. Em nota, a empresa disse que entrará com recurso para reaver a prestação do serviço no estado.

Teve interesse?

3. UBus

Ônibus Metra / Ubus (foto: divulgação)
Ônibus Metra / Ubus (foto: divulgação)

O UBus é um aplicativo que atua em conjunto com a empresa Metra na cidade de São Bernardo do Campo (SP) com a região da Berrini, na zona sul da capital paulista.

Ao informar a origem e destino pelo aplicativo, a plataforma sugere um horário e local de embarque disponível, com possibilidade de reservar assento. O preço, no entanto, é de R$ 14,50, três vezes mais que um ônibus urbano convencional, em troca de itens como poltronas reclináveis, ar condicionado, bagageiro, Wi-Fi e tomadas USB.

Para quem percorre o itinerário — São Bernardo do Campo à Berrini — todos os dias, a opção pode gerar uma economia de até R$ 7,3 mil por ano, de acordo com a Metra.

Qual a situação?

Em outubro de 2019 a Metra teve que paralisar os serviços por ordem da Prefeitura de São Paulo, ainda que estivessem com autorização da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), qual regula o transporte intermunicipal da capital e outras regiões do estado. Nas redes sociais, a Metra disse que o setor jurídico já está cuidando do caso.

Teve interesse?

4. E o app de ônibus da Uber?

Ônibus - Uber - Las Vegas

Bom, não espere nada disso no Brasil, por enquanto. O aplicativo da plataforma apenas exibe o trajeto de metrôs, ônibus e trens dentro da cidade de São Paulo, informando o preço total da passagem para um deslocamento e o tempo estimado de chegada. Os dados são da empresa Moovit, que também tem um app para fazer isso.

Transporte público nos Estados Unidos:

Em uma parceria com a Masabi, empresa britânica responsável por processar a compra de passagens de pelo menos 30 agências de transporte, a Uber passou a oferecer a compra de passagens para transporte público nos EUA direto pelo app, custando o mesmo valor que o do aplicativo da RTD (Regional Transportation District), entidade que gerencia o serviço de ônibus e trem urbano em Denver.

Ao inserir um endereço de destino, a opção do transporte público aparece para o usuário, listando os valores e tempos estimados de chegada de cada serviço. A passagem pode ser comprada diretamente pelo aplicativo e depois, basta validar a viagem na estação.

Uber Bus:

Em 2018 o Uber Bus passou a funcionar no Egito, como uma extensão do Uber Juntos. A modalidade comporta até 20 passageiros em um micro-ônibus. Os preços não são fixos, entretanto são mais baratos que um carro para uma única pessoa.

Assim como no Uber Juntos, a plataforma identifica usuários em um mesmo trajeto e adiciona paradas ao percurso, para pegar ou desembarcar passageiros. Pode demorar mais, mas é mais econômico.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Uber na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados