Início » Aplicativos e Software » Xiaomi Mi A2 Lite recebe Android 10 com falha que impede boot

Xiaomi Mi A2 Lite recebe Android 10 com falha que impede boot

Usuários recomendam não instalar Android 10 no Xiaomi Mi A2 Lite: alguns celulares não conseguem fazer boot após atualização

Felipe VenturaPor

O Mi A2 Lite está recebendo sua segunda grande atualização: a Xiaomi começou a distribuir o Android 10 para o celular, que participa do programa Android One do Google. No entanto, diversos usuários recomendam não fazer a instalação: alguns aparelhos permanecem em uma tela preta e não conseguem fazer boot. O update para o Mi A3 também veio com bugs e foi suspenso.

Xiaomi Mi A2 Lite

Segundo a Mi Community, fórum oficial da Xiaomi, a atualização oficial do Android 10 para o Mi A2 Lite requer um download de 1,1 GB e possui firmware de código QDLMIXM. Ela vem sendo distribuída inicialmente para um pequeno lote de usuários; há relatos vindos da Alemanha, Rússia, Indonésia e outros países.

O Android 10 traz algumas novidades interessantes, como sugestões inteligentes nas notificações, gestos de navegação mais intuitivos e mais proteções à privacidade — por exemplo, é possível impedir que determinados apps acessem sua localização em segundo plano.

Não instale Android 10 no Mi A2 Lite, pedem usuários

No entanto, a recomendação é aguardar. Diversos relatos no fórum XDA mencionam uma falha que impede fazer boot após a instalação do Android 10. “Não inicializa após reiniciar, NÃO INSTALE”, pede um usuário. “Aqui também, não atualize!”, avisa outro. “Sim, a tela fica preta e ele não inicializa, NÃO ATUALIZE!!!!”, diz um terceiro.

Um membro do fórum XDA dá mais detalhes: “o celular fica brickado após a atualização; eu fiz o download, instalei e, depois de reiniciar, a tela fica preta com listras brancas, não consigo fazer boot, não consigo entrar em modo de recuperação, não consigo acessar o fastboot”.

Xiaomi Mi A2 Lite com Android 10

Nem todo usuário teve problemas. Se você quiser se arriscar, pode ir em Configurar > Sobre o telefone > Atualização do sistema para forçar o update; ou baixar o arquivo no XDA Developers para fazer a instalação manual.

A Xiaomi suspendeu a distribuição do Android 10 para o Mi A3 após diversos relatos de bugs: o update trazia falhas no app da câmera, corrompia cartões de memória e até causava bootloop. Por sua vez, o Mi A2 foi atualizado em janeiro.

Xiaomi Mi A2 Lite – ficha técnica:

  • Tela: LCD IPS de 5,84 polegadas, Full-HD+ (1080 x 2280), proporção 19:9, 432 ppi
  • Processador: Snapdragon 625
  • RAM: 3 ou 4 GB
  • Armazenamento: 32 ou 64 GB
  • Câmera traseira dupla: 12 megapixels f/2,2 + 5 megapixels f/2,2
  • Câmera frontal: 5 megapixels f/2,0
  • Bateria: 4.000 mAh
  • Mais: leitor de digitais na lateral, Bluetooth 4.2, Wi-Fi 802.11n, micro-USB, entrada 3,5 mm para fone de ouvido
  • Dimensões: 149,3 x 71,7 x 8,8 mm, 178 g

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
24 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Pierre (@pierrediniz)

Repitam comigo:

XIAOMI
ODEIA
O ANDROID PURO

Isaac Vieira (@zaglast)

Ahh, legal. Pra fazer precisa desbloquear o bootloader. Mas só pode desbloquear se antes ir nas configurações do dispositivo e possibilitar o desbloqueio, para depois usar o Mi Unlock. O problema: como acessar as configurações do dispositivo se ele não liga? ¬¬’

Carlos Morais (@Meira68)

Antes de fazer a atualização via OTA tem de ir a Definições - Opções de programador e clicar em desbloqueio de OEM, sem fazer isto o Smartphone fica num loop infinito pois o bootloader fica bloqueado !
Atualizado para android 10 e a rodar sem bugs para já Screenshot_20200309-1938361080×2280 165 KB

maniak (@maniak)

[SOLUÇÃO]

Instalei os drivers do Mi A2 Lite pelo Mi Flash Unlock, usando o arquivo MiUsbDriver.exe dentro da pasta (não sei se é necessário, mas já tinha feito): https://en.miui.com/unlock/download_en.htmlBaixei essa versão do ADB Fastboot (só funcionou com essa): https://androidfilehost.com/?fid=962187416754459552Abri o arquivo cmd-here.exe em modo administrador Executei o comando fastboot getvar current-slot, vi que a letra era B Executei o comando fastboot --set-active=a (com a letra A, não a B. E vice versa caso no passo anterior tenha aparecido a letra A para você) Com a mensagem de que tudo foi um sucesso, executei o comando fastboot reboot pra reiniciar o aparelho. Pronto, depois disso o sistema iniciou normalmente do ponto em que estava antes, e com a versão 9 do android também, sem reset.

Espero ter ajudado, comigo funcionou e alguns passos provavelmente não são necessários, mas deixei ai pra caso queiram tentar!