O Mi A2 Lite está recebendo sua segunda grande atualização: a Xiaomi começou a distribuir o Android 10 para o celular, que participa do programa Android One do Google. No entanto, diversos usuários recomendam não fazer a instalação: alguns aparelhos permanecem em uma tela preta e não conseguem fazer boot. O update para o Mi A3 também veio com bugs e foi suspenso.
- Xiaomi demonstra celular Redmi com leitor de digitais na tela LCD
- 3 cuidados ao comprar celular Xiaomi no Brasil
Segundo a Mi Community, fórum oficial da Xiaomi, a atualização oficial do Android 10 para o Mi A2 Lite requer um download de 1,1 GB e possui firmware de código QDLMIXM. Ela vem sendo distribuída inicialmente para um pequeno lote de usuários; há relatos vindos da Alemanha, Rússia, Indonésia e outros países.
O Android 10 traz algumas novidades interessantes, como sugestões inteligentes nas notificações, gestos de navegação mais intuitivos e mais proteções à privacidade — por exemplo, é possível impedir que determinados apps acessem sua localização em segundo plano.
Não instale Android 10 no Mi A2 Lite, pedem usuários
No entanto, a recomendação é aguardar. Diversos relatos no fórum XDA mencionam uma falha que impede fazer boot após a instalação do Android 10. “Não inicializa após reiniciar, NÃO INSTALE”, pede um usuário. “Aqui também, não atualize!”, avisa outro. “Sim, a tela fica preta e ele não inicializa, NÃO ATUALIZE!!!!”, diz um terceiro.
Um membro do fórum XDA dá mais detalhes: “o celular fica brickado após a atualização; eu fiz o download, instalei e, depois de reiniciar, a tela fica preta com listras brancas, não consigo fazer boot, não consigo entrar em modo de recuperação, não consigo acessar o fastboot”.
Nem todo usuário teve problemas. Se você quiser se arriscar, pode ir em Configurar > Sobre o telefone > Atualização do sistema para forçar o update; ou baixar o arquivo no XDA Developers para fazer a instalação manual.
A Xiaomi suspendeu a distribuição do Android 10 para o Mi A3 após diversos relatos de bugs: o update trazia falhas no app da câmera, corrompia cartões de memória e até causava bootloop. Por sua vez, o Mi A2 foi atualizado em janeiro.
Xiaomi Mi A2 Lite – ficha técnica:
- Tela: LCD IPS de 5,84 polegadas, Full-HD+ (1080 x 2280), proporção 19:9, 432 ppi
- Processador: Snapdragon 625
- RAM: 3 ou 4 GB
- Armazenamento: 32 ou 64 GB
- Câmera traseira dupla: 12 megapixels f/2,2 + 5 megapixels f/2,2
- Câmera frontal: 5 megapixels f/2,0
- Bateria: 4.000 mAh
- Mais: leitor de digitais na lateral, Bluetooth 4.2, Wi-Fi 802.11n, micro-USB, entrada 3,5 mm para fone de ouvido
- Dimensões: 149,3 x 71,7 x 8,8 mm, 178 g
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Vou atualizar o meu agora, depois posto que fim teve
EDT: deu certo!!
Atualizei o Meu hoje cedo e tive problema, é exatamente isso, não consegue fazer hard reset, fica numa tela preta e não boota. Sera que tem solução ou já era perdi o aparelho?
Coragem e boa sorte! Que dê bom!
Tarde d+ para mim!!! Agora como recuperar? Eis a questão.
Depois que eu tive o Mi A1, não consigo mais ter outro telefone Android One da Xiaomi. Parece que bugam o celular de propósito.
Entra no modo fastboot, usa o mi flash com uma rom daisy global e volta pro android 9, tentei atualizar duas vezes e deu o mesmo problema, mas consegui reverter
Repitam comigo:
XIAOMI
ODEIA
O ANDROID PURO
Alguém sabe o que fazer?
mano o meu esta com oem bloqueado não conseguir resolver
Ahh, legal. Pra fazer precisa desbloquear o bootloader. Mas só pode desbloquear se antes ir nas configurações do dispositivo e possibilitar o desbloqueio, para depois usar o Mi Unlock. O problema: como acessar as configurações do dispositivo se ele não liga? ¬¬’
dei reset e vamos lá
Atualizei o Mi A2 Lite agora. Tudo funcionando perfeitamente, por enquanto. Boa sorte.
O meu tambem deu ruim na atualização, mas segui os passos daqui (https://forum.xda-developers.com/mi-a2-lite/help/android-10-update-xiaomi-mi-a2-lite-t4063937/page16) e deu certo
Instala o adb https://www.xda-developers.com/install-adb-windows-macos-linux/
abre o cmd e navega até a pasta onde extraiu o arquivo e executa o comando fastboot --set-active=a
em seguida pressiona volume pra cima + botão de ligar ate aparecer No Command
pressione volume pra cima + botão de ligar novamente
selecione Wipe/factory e aperte botao de ligar novamete
Tenho um Mi A2 Lite (4GB 64GB) com o mesmo problema. Depois de instalar o update cai na tela com a listras horizontais.
Meu problema: No fastboot ao digitar o comando fastboot --set-active=a ocorre o erro unknown option – set-active=a. Já testei trocando a letra A pela letra B e também confirmei que meu PC reconhece o celular ao digitar fastboot devices. Como proceder?
Antes de fazer a atualização via OTA tem de ir a Definições - Opções de programador e clicar em desbloqueio de OEM, sem fazer isto o Smartphone fica num loop infinito pois o bootloader fica bloqueado !
Atualizado para android 10 e a rodar sem bugs para já Screenshot_20200309-1938361080×2280 165 KB
[SOLUÇÃO]
Instalei os drivers do Mi A2 Lite pelo Mi Flash Unlock, usando o arquivo MiUsbDriver.exe dentro da pasta (não sei se é necessário, mas já tinha feito): https://en.miui.com/unlock/download_en.html Baixei essa versão do ADB Fastboot (só funcionou com essa): https://androidfilehost.com/?fid=962187416754459552 Abri o arquivo cmd-here.exe em modo administrador Executei o comando fastboot getvar current-slot, vi que a letra era B Executei o comando fastboot --set-active=a (com a letra A, não a B. E vice versa caso no passo anterior tenha aparecido a letra A para você) Com a mensagem de que tudo foi um sucesso, executei o comando fastboot reboot pra reiniciar o aparelho. Pronto, depois disso o sistema iniciou normalmente do ponto em que estava antes, e com a versão 9 do android também, sem reset.Espero ter ajudado, comigo funcionou e alguns passos provavelmente não são necessários, mas deixei ai pra caso queiram tentar!
A1, A2 e A3 com problemas. É incrível como a Xiaomi cagou os aparelhos Android One dela. Nenhuma atualização fica boa, nenhuma.
Já sei por experiência própria (tive os 4 aparelhos) que Xiaomi com Android One não eras, melhor um aparelho com MIUI.
Acabei de ter problema com essa att, o celular apagou simplesmente e deu tela preta, fiquei desesperado, muitissimo obrigado, deu certo !
Legal que o Mi A2 Lite tem um 625 com 3GB de RAM e recebeu o Android 10, mesmo que bugado… mas o Redmi 7, com um 632 e 3GB não. (Po, Redmi… trabalha nos updates, caramba…)