Amazon venderá tecnologia de lojas sem caixa para outras empresas

Entre as empresas interessadas em solução usada no Amazon Go, estariam lojas de aeroportos

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Amazon Go (Foto: The Verge)

A Amazon Go, rede de lojas sem caixas e sem fila, abriu ao público há pouco mais de dois anos e possui 26 unidades nos Estados Unidos. Agora, a tecnologia usada para identificar o que cada cliente comprou será levada para outras empresas.

Batizada de Just Walk Out, a solução passou a ser promovida em um novo site. Nele, a Amazon indica que seu sistema de câmeras, sensores, técnicas de visão computacional e deep learning também está à disposição de outras redes de varejo.

Segundo a Reuters, a Amazon afirma que já possui vários acordos com clientes. A empresa indicou que ainda não pode revelar nomes das empresas, mas a agência de notícias indica que lojas em aeroportos estariam entre as interessadas na tecnologia.

O Just Walk Out segue movimentos dos clientes e sabe quando um item é retirado ou colocado de volta na prateleira para atualizar o carrinho virtual. A experiência do cliente é praticamente a mesma de uma visita ao Amazon Go.

A diferença é que, em vez de usar seu celular, o consumidor deve inserir o cartão de crédito na catraca ao entrar no estabelecimento. A partir disso, o sistema registra tudo o que é comprado e envia a cobrança após a saída.

O cliente também pode usar um quiosque na loja para enviar o recibo ao e-mail, que ficará ligado à sua conta em futuras visitas a lojas com o Just Walk Out. Em seu site, a Amazon promete que esses dados não serão usados para outras finalidades.

A página também indica que a instalação da tecnologia em uma loja pode durar semanas. A empresa diz que é possível instalá-la em lojas já existentes, mas se coloca à disposição para indicar a melhor maneira de integrá-la a estabelecimentos que estão sendo construídos ou reformados.

Amazon Go Grocery foi inaugurado recentemente

Em fevereiro, a empresa abriu em Seattle, nos Estados Unidos, o primeiro Amazon Go Grocery. A loja é uma versão mais parecida com de um supermercado completo, com seções de utensílios domésticos, higiene bucal, cuidados pessoais e rações para animais.

Há também uma uma área voltada para frutas e verduras, que não estão disponíveis em outras unidades do Amazon Go. A variedade de produtos é possibilitada pelo amplo espaço da nova loja: ela tem cerca de 1.000 m², enquanto as unidades mais antigas têm entre 110 m² e 210 m².

Com informações: TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados