Anatel autoriza Claro e Nextel a compartilharem redes móveis

Medida deve auxiliar processo de integração das redes móveis após compra da Nextel pela Claro

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Nextel e Claro receberam autorização da Anatel para compartilhar suas redes móveis no formato de RAN Sharing pelos próximos 18 meses. A medida irá auxiliar o processo de integração da rede das operadoras, uma vez que o compartilhamento ampliará a cobertura de ambas.

Serão compartilhadas todas as faixas outorgadas para a Nextel (1.800 MHz e 2.100 MHz) e para a Claro (450 MHz, 700 MHz, 850 MHz, 900 MHz, 1.800 MHz, 2.100 MHz e 2.600 MHz). A integração das redes facilitará a devolução do espectro que ultrapassa os limites estabelecidos pela regulamentação brasileira.

O arranjo técnico será o Gateway Core Network, no qual serão compartilhados os elementos de acesso na rede de rádio e elementos do núcleo de rede das operadoras. As interconexões e trocas de tráfego de dados continuam com tratamento individual.

A Anatel também estabeleceu que a eliminação da sobreposição de outorgas do Serviço Móvel Pessoal deve ocorrer até o fim do acordo de compartilhamento. Isso significa que a Claro terá 18 meses para encerrar as atividades da Nextel como operadora independente; o prazo pode ser estendido.

Clientes da Nextel usam Claro em roaming

A Nextel foi comprada em março de 2019 por US$ 905 milhões, mas só recebeu aval final do Cade e Anatel no final do ano após um pedido de restrições por parte da TIM. A operadora atuava de forma discreta em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, e utilizava a rede da Vivo para ter alcance nacional de cobertura.

Atualmente, alguns clientes da Nextel já apontam a utilização da rede da Claro através de roaming, no lugar da Vivo. No entanto, a operadora ainda não revelou publicamente qualquer processo de integração entre as duas empresas; a Nextel continua vendendo seus planos de forma independente.

Com informações: TeleSíntese.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados