Tecnoblog
Início » Aplicativos e Software » 10 segredos e easter eggs do Google Maps

10 segredos e easter eggs do Google Maps

Muito mais que um GPS virtual, descubra alguns segredos e easter eggs no Google Maps

O Google Maps, que completou 15 anos em fevereiro de 2020, se tornou um recurso quase que indispensável no dia a dia de quem precisa se locomover ou mesmo encontrar localidades e serviços de forma ágil. Com versões web e mobile, normalmente o aplicativo é bem intuitivo de usar, mas também guarda alguns segredos. Veja alguns easter eggs no Google Maps.

Alguns segredos do Google Maps

1. Bonequinho de atalho para o Street View

Ao abrir a versão web do Google Maps, você pode notar (no canto inferior direito da tela) um ícone de um bonequinho amarelo. É possível clicar sobre ele e arrastá-lo para qualquer lugar no mapa e, instantaneamente, iniciar o modo Street View.

Dessa forma, é possível viajar virtualmente pelas ruas de vários países pelo mundo. Outra função interessante do bonequinho é clicar em “Explorar” (ao lado dele) para ver uma seleção de várias localidades para escolher.

2. Chamar um Uber ou outro app de motorista particular

Digamos que você está pesquisando um lugar que precisa chegar pelo Maps em seu celular. Pelo próprio aplicativo de mapas é possível pedir um Uber, 99, Cabify, dentre outros, a partir da rota que traçou.

Para isso, basta tocar no ícone do bonequinho com braço levantado para receber indicações de preços e apps de corrida para usar nesse trajeto. Não se pode chamar um Uber, por exemplo, direto do Maps, mas o app vai te redirecionar para o que escolher.

3. Recomendações de lugares próximos

Viajou para um lugar novo e quer saber o que tem para fazer? Vai dirigir, mas precisa abastecer e não sabe onde fica o posto de gasolina mais próximo? Tudo isso (e outros estabelecimentos comerciais e áreas de turismo) você encontra no Maps.

Selecione, por exemplo, a região onde está. Clique (ou toque, na versão mobile) no tipo de local que quer encontrar. As opções, para isso, estão no canto superior esquerdo da tela (no computador). No celular, basta tocar no resultado da pesquisa para ver várias sugestões na localidade.

4. Medindo distâncias

Quantos quilômetros tem da cidade onde estou até onde preciso ir? O Google Maps tem uma espécie de régua virtual para medir distâncias. Isso pode te ajudar a, por exemplo, orientar melhor pessoas ou clientes para chegar a um lugar (ou mesmo a você).

Veja como fazer aqui:

5. Onde estacionei meu carro?

Que atire a primeira pedra quem nunca esqueceu onde estacionou o carro, ou já ouviu de alguém algo do tipo. Até nisso o Maps pode te ajudar. É possível rastrear um veículo por meio da função “Salvar local de estacionamento”, pelo próprio celular.

Veja como fazer aqui:

6. Floresta em formato de violão (Córdoba, Argentina)

Se você viajar, usando o Google Earth, pelas regiões de fazendas da Argentina, mais precisamente por Córdoba, é possível encontrar uma verdadeira obra de arte feita com árvores (e muita dedicação). Conhecida como A Floresta em Formato de Violão, a área faz parte da propriedade de Pedro Martin Ureta.

Ele e seus quatro filhos plantaram mais de sete mil eucaliptos, dentre outras árvores, para formar o desenho que é uma linda homenagem à memória da esposa dele e mãe de seus filhos, Graciela Yraizoz. A Floresta Violão tem cerca de um quilômetro de extensão.

7. Chamando o Batman (Okinawa, Japão)

Imagine você usando o Google Earth para visitar a cidade de Okinawa, no Japão, e de repente se deparar com o sinal do Batman! Bem inusitado e muito criativo. O grafite fica no telhado de uma fábrica da região, próxima de um aeroporto.

8. Disco Voador (Romênia)

Em se tratando da Romênia sempre espera-se algo relacionado ao Drácula, mas dessa vez é bem diferente. Algum curioso encontrou um disco voador escondido numa área de floresta da região. Infelizmente, para decepção de muitos, a estrutura nada mais é que um reservatório de água num formato bem peculiar.

9. A maior piscina do mundo (Algarrobo, Chile)

Passeando pela costa do Chile é possível encontrar uma quantidade massiva de água represada, do ladinho do oceano. Trata-se da maior piscina do mundo e foi inteiramente projetada para ser assim.

Para se ter uma ideia das suas dimensões, a piscina (que fica num resort) tem mais de um quilômetro de extensão e quase 250 milhões de litros d’água!

10. O pentagrama do parque (Cazaquistão)

Numa área remota do Cazaquistão, é possível avistar (via Google Earth) um misterioso desenho de um pentagrama gigante. O curioso é que a cidade mais próxima da localidade fica a, mais ou menos, 19 quilômetros de distância.

Mas o que pode parecer, para os supersticiosos, como algum sinal de magia é – na verdade – a sombra de um parque construído na antiga União Soviética.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação