A E3 2020 (Electronic Entertainment Expo), onde desenvolvedoras de jogos e consoles anunciam suas principais novidades, foi oficialmente cancelada após o surto de coronavírus; a feira estava prevista para ser realizada de 9 a 11 de junho em Los Angeles. A ESA (Entertainment Software Association), responsável pela organização do evento, estuda realizar uma “experiência online” da E3 em junho.
- Sony confirma que Horizon: Zero Dawn será lançado para PC
- Batman e Sonic são alguns jogos grátis do Live Gold em março de 2020
“Após uma consulta cuidadosa com nossas empresas associadas sobre a saúde e a segurança de todos em nosso setor — nossos fãs, nossos funcionários, nossos expositores e nossos parceiros de longa data — tomamos a difícil decisão de cancelar a E3 2020”, diz a ESA em comunicado obtido pelo GameSpot. Os expositores e participantes terão “reembolso total” dos gastos com a feira.
O motivo do cancelamento é o surto do novo coronavírus. “Após preocupações crescentes e esmagadoras com o vírus do COVID-19, sentimos que essa era a melhor maneira de proceder durante uma situação global sem precedentes”, explica a ESA.
Essa foi a mesma razão dada para suspender outros eventos relacionados a tecnologia, como a GDC (Game Developers Conference), Facebook F8, Google I/O e SXSW.
E3 2020 deve ser realizada online
Além disso, a ESA “está explorando opções com nossos membros para coordenar uma experiência online a fim de exibir anúncios e notícias do setor em junho de 2020”. A entidade confirma que os planos para a E3 2021 estão mantidos.
De acordo com a Bloomberg, a ESA emitiu um memorando para parceiros na terça-feira dizendo que está “explorando opções para um evento online da E3 neste verão”, que corresponde aproximadamente ao terceiro trimestre no hemisfério norte.
Ontem à noite, a desenvolvedora de jogos Devolver Digital publicou um tweet dizendo apenas: “cancelem seus voos e hotéis para a E3, pessoal”. Uma fonte afirma ao Ars Technica que ouviu sobre o cancelamento da E3 “diretamente de membros da ESA”, e que a declaração oficial deveria ter saído na terça, mas acabou atrasando.
A E3 ainda tem sua importância, mesmo que algumas grandes empresas façam eventos por conta própria. A Electronic Arts realiza a EA Play paralelamente à feira, enquanto a Nintendo prefere divulgar novidades através de apresentações Nintendo Direct no YouTube.
A Sony havia dito que não iria à E3 2020, alegando que a feira não é “o local certo para o que estamos focados neste ano”. A Microsoft, por sua vez, prometeu que estava “trabalhando duro” para participar do evento.
Publicado originalmente às 9h46
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis