Início » Gadgets » Novo Chromecast Ultra pode ter Android TV e controle remoto

Novo Chromecast Ultra pode ter Android TV e controle remoto

Suporte a 4K, HDR e Dolby Vision deve ser mantido no Chromecast Ultra de 2ª geração

Emerson Alecrim Por

O Chromecast Ultra foi lançado pelo Google em 2016 e, desde então, não recebeu nenhuma nova versão. Mas isso pode mudar em breve: rumores indicam que a segunda geração do dispositivo está a caminho e deve contar com Android TV e controle remoto.

Chromecast Ultra

Chromecast Ultra

É o que diz o 9to5Google, que afirma ter entrevistado uma pessoa familiarizada com os planos do Google. O informante explica que o projeto tem até codinome interno: Sabrina.

Quando foi lançado, o Chromecast Ultra custava US$ 69, quase o dobro do valor cobrado pelo Chromecast “normal” (US$ 35). Em contrapartida, o dispositivo traz suporte a vídeos em 4K, HDR e Dolby Vision.

Essas características deverão ser mantidas no novo Chromecast Ultra, mas, aparentemente, o Google quer proporcionar uma experiência mais imersiva com a novidade: por conta do Android TV, o usuário terá acesso direto a aplicativos de plataformas como YouTube (óbvio), Netflix e Disney+, por exemplo.

No design, o dispositivo deverá seguir o formato do Chromecast Ultra atual, mas trazer alguns ajustes que o deixarão mais alinhado com o padrão visual mais recente dos dispositivos do Google.

Já o controle remoto deverá trazer um botão dedicado ao Google Assistente e microfone para permitir comandos de voz. Aparentemente, também será possível configurar o acessório para controlar a TV.

Podemos presumir que, se o novo Chromecast Ultra tiver mesmo os mencionados recursos, a dependência de um smartphone nas reproduções será menor ou até inexistente, o que faz muito sentido: como a maioria das TVs lançadas no mercado já é do tipo “smart”, a proposta original do Chromecast vem se tornando cada vez menos interessante.

Controle remoto do Google na FCC

Controle remoto do Google na FCC

Ainda não há informações sobre preços ou disponibilidade, até porque o Google não anunciou o novo Chromecast Ultra oficialmente. Mas Janko Roettgers, do Protocol, informou no Twitter que um controle remoto do Google passou recentemente pela Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC, na sigla em inglês), o que sugere que o lançamento não está longe.

Fala-se até que o novo Chromecast Ultra seria anunciado no Google I/O 2020, em maio. O evento foi cancelado por conta da disseminação do coronavírus, mas é possível que o Google faça uma apresentação online da novidade.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
20 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fernando Val (@fval)

Nunca me interessei pelo Chromecast, justamente pela dependência do smartphone para utilizá-lo.

Tanto que optei pelo Amazon Fire Stick.

Dependendo da “conversão do dólar” (se é que ele virá para o bananão), pode ser uma opção interessante.

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido (@Wardz_de_souzA)

Agora sim existe uma chance absolutamente remota de cogitar ter um Chromecast.

Renato Garcia (@Renato)

Interessante, ainda mais se vir mesmo com controle remoto.

imhotep (@imhotep)

Eu gosto do Chromecast. Como tenho TV antiga, ele acaba ajudando na parte “smart”.
Tenho tb uma Apple TV.
Mas ultimamente tenho consumido conteúdo mais pelo smartphone mesmo.

Sérgio (@trovalds)

Enfim o Google se rendeu e viu que o Chromecast precisa ser autônomo.

Agora a pergunta: será que com o mercado de SmartTvs em plena ascensão, esse tipo de dispositivo ainda vai ter lógica em existir?

@Comentador

Menos dependência do smartphone, aí sim Google.

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido (@Wardz_de_souzA)

Sim, principalmente em mercados emergentes como o nosso.

Ninguém troca de TV toda hora, e muitas vezes os sistemas deixam de receber atualização depois de um certo tempo, por melhor e mais bem cuidados pós-venda que sejam.

Alberto Prado (@Alberto_Prado)

Incrível a galera ressaltar como qualidade absoluta para o sucesso/compra dele a não dependência do smartphone por conta do controle em uma época em que as pessoas não largam o maldito para absolutamente NADA! Isso soa mais como implicância por ser um produto “incompleto” perante a concorrência do que qualquer outra coisa. Ainda que nunca, ou quase, venha a usa tal feature.
Acho que o CC vai continua vendendo muito por simplesmente funciona bem e sempre. Ao contrario das smart, que depende do suporte da fabricante para se manter atualizada, isso quando tem ou que pode ser uma loteria no quesito “roda bem”.

Rafael Moreira (@Rafael_Moreira)

Aqui utilizo a Mi Box com Android TV, depois que adquiri ela vendi o Chromecast. Possui uma variedade enorme de aplicativos como Kodi, VLC, e não depende de celular para transmitir o conteúdo. Resta saber se o Chromecast com Android TV irá permitir instalar vários aplicativos.

Rafael Moreira (@Rafael_Moreira)

Se vier com Android TV e memória interna para instalar outros aplicativos além dos embarcados, vale apena sim a existência do dispositivo. Android TV é superior ao Tizen e WebOS no que se diz repeito a aplicação.

Nilberto Melo (@nilberto)

Não é implicância. Quem assiste TV com o celular na mão está vendo redes sociais, whatsapp, vendo outra coisa enquanto assiste. O Chromecast muitas vezes perde a conexão ao sair do aplicativo etc. Um controle remoto é essencial, com o app rodando direto no aparelho.

John Smith (@john)

Isso não procede em nada, a menos que se esteja fazendo reprodução de arquivo local. Quando se utiliza aplicativos com conteúdo online, como Netflix ou Spotify, por exemplo, o Chromecast se conecta diretamente ao conteúdo online e não ao celular.

O celular serve só para indicar onde o conteúdo pode ser encontrado, mas não é ele que o entrega ao Chromecast.

Mateus Ribeiro (@mateusribeiro)

Ou seja, será uma Android box como a Mi Box

Alessandro Okumura (@R2D2)

se vier mais barato que uma MI Box ta valendo

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido (@Wardz_de_souzA)

O próprio Higa mencionou isso várias vezes em tecnocasts e no review do Fire TV.

Chromecast sempre perde conexão, e isso desde a primeira geração. Eu tive todos, e todos perdiam conexão em qualquer app.

Aí você tem que fechar o app e abrir de novo pra poder usar os controles. Isso é 100% contraproducente.

Roku, Mi Box e Fire TV simplesmente funcionam. Você aperta o botão do controle, e mesmo que eles esteja em stand-by, ele acorda rápido e faz o que você quer.

Exibir mais comentários