Elon Musk busca local nos EUA para construir nova fábrica da Tesla

Segundo o executivo, a fábrica ficará na região central dos EUA e servirá para produzir o Cybertruck e o Model Y

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Elon Musk

O CEO da Tesla, Elon Musk, revelou em seu perfil no Twitter que está à procura de um local nos Estados Unidos para construir a nova fábrica de sua montadora. O espaço servirá  para produzir o Cybertruck e o Model Y.

O executivo não revelou quais cidades está analisando, mas indicou que a fábrica ficará na região central dos EUA. Ela será usada na produção da picape elétrica para todo o país e do Model Y para o mercado da costa leste americana.

Enquanto o Cybertruck só será produzido a partir de 2021, as primeiras unidades do Model Y, incluindo o carro de número 1 milhão, já foram fabricadas. Isso aconteceu na fábrica de Fremont, na Califórnia, costa oeste dos EUA.

Segundo o TechCrunch, uma das poucas cidades com quem a Tesla conversa neste momento é Nashville, no Tennessee. O estado tem trabalhado nos últimos anos para atrair fábricas de carros elétricos como a da Nissan, que está na região desde 2013.

A Volkswagen, por sua vez, investiu US$ 800 milhões para expandir uma fábrica que possui no estado e utilizá-la na produção de carros elétricos. Em relação ao plano da Tesla, não há informações sobre quais são as outras regiões que estariam sendo analisadas.

Em fevereiro, Elon Musk deu a entender que o Texas seria um candidato. O estado, no entanto, restringe a venda de carros da empresa, sugerindo que tudo não passava de uma brincadeira. Ainda assim, a Tesla deverá criar uma espécie de leilão entre diferentes cidades para obter os melhores benefícios fiscais.

A fábrica no centro dos EUA seria a sexta planta da Tesla. Além das instalações de Fremont, inauguradas em 2010, e dos Países Baixos, em 2013, a empresa investe na chamada Gigafactory. A primeira unidade nesse modelo foi aberta em 2016, em Storey County, Nevada.

Em 2017, a companhia inaugura a Gigafactory de Buffalo, Nova York, para a produção de placas solares, e, em 2019, abre a unidade de Xangai, que se concentra no Model 3. A fábrica de Berlim será inaugurada apenas em 2021 e deverá atender todo o mercado europeu.

Com informações: Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados