Como usar o Fleets [os Stories do Twitter]
Demorou, mas o Twitter aderiu aos Stories; saiba como usar o Fleets, os posts efêmeros do microblog em testes no Brasil
TB Responde
Demorou, mas o Twitter aderiu aos Stories, famosos no Facebook e no Instagram — ou, para quem acompanha o cenário mais de perto, criados como Snaps, pelo Snapchat. O Stories (ou Snaps) do Twitter foram chamados de Fleets e também duram apenas 24h. A novidade que está sendo testada somente no Brasil deve ganhar o mundo em breve.
Em inglês, fleet, como adjetivo, pode ser usado como sinônimo de rápido, ligeiro, veloz ou passageiro. É nisso que o Twitter aposta e define o Fleets como “uma forma de ter conversas iniciadas com seus pensamentos passageiros”, exatamente como é com no Instagram, no Facebook e no Snapchat. São os chamados “posts efêmeros”, que se autodestroem. Contudo, o microblog chamou a atenção para uma maior privacidade.
“Algumas pessoas sentem-se inseguras para Tweetar porque Tweets são públicos, permanentes e exibem contagens públicas de engajamento (curtidas e Retweets). Queremos tornar possível que você tenha conversas na plataforma de novas maneiras, com menos pressão e mais controle, além dos Tweets e Mensagens Diretas (DMs)”.
Em resumo, funciona de forma parecida com os Stories. As respostas vão direto para o Inbox e não é possível “dar RT” em um Fleet, ainda que fazer screenshot esteja liberado. Questionar um Fleet não será tão fácil quanto rebater um Tweet com uma reply.
“Fleets são para você compartilhar suas ideias e opiniões momentâneas. Essas postagens desaparecem depois de 24 horas e não têm Retweets, curtidas ou comentários públicos”.
Curioso que, no dia a dia, os tweets, ainda que fiquem eternos no feed, flutuam por poucos minutos na timeline dos seus seguidores. Usar o Fleets para espalhar a mesma mensagem pode fazer com que eles durem um pouco mais — já que ficam expostos por até um dia inteiro. Contudo, não é possível compartilhar um Tweet como Fleet.
Mas, é possível o contrário, transformar um Fleet em Tweet. Quer saber como usar?
Vamos ao detalhes.
Quem atualizou o aplicativo do Twitter deve ter notado, apenas na interface para celular, bolhas flutuantes com a foto de perfil dos seus amigos. Esses são os Fleets.
Como postar um Fleet
O que você precisa saber
Com ver Fleets
Basta navegar pelas fotos de perfis na barra superior do aplicativo do Twitter.
Ou
Acessar o perfil do usuário e tocar na sua foto de usuários (com jeito de bolha).
Sobre visualização dos Fleets:
Como saber quem viu meus Fleets
Basta clicar nos seus Fleets e tocar em “visualizado por” na parte inferior. Se você tocar na sua foto de perfil ou em criar Fleet e ver apenas o editor do post, role a tela para baixo e você verá os já publicados. Embaixo, estará a informação de quem os viu.
Importante:
Se você criar um Fleet ou ver Fleets de alguém, pode revelar que está no Brasil.
Para onde vão meus Fleets?
Você pode apagar/excluir um Fleet.
De acordo com o Twitter, a rede social mantém uma cópia de todos os Fleets enviados por um tempo limitado (que não informou qual) depois que eles expiram (24h) ou são excluídos.
O Twitter faz isso para poder tomar providências em relação a Fleets que violam as regras de uso da rede social. Da mesma forma que você pode denunciar Tweets, é possível denunciar Fleets. Se for detectado que um Fleet violou as regras, o Twitter pode estender o tempo de manutenção da cópia para que seja definido o que será feito.
Ainda não tem o Fleet?
Atualize o seu aplicativo do Twitter, seja iOS ou Android. Use a hashtag #FleetsFeedback contando o que você achou do novo recurso. Dependendo de como for o teste aqui em Terra Brasilis, o microblog deve levar os Fleets para outros países e/ou fazer ajustes.
Agora que você já sabe como usar o Fleets, deixe também as suas dicas. 👇
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
O @vitor_dlucca ensinou um macetinho pra enviar Fleets (não ver, não ter, mas sim enviar):
Adicionar uma conta com Fleets no app Ir numa imagem/vídeo e compartikhar imagem, a opção de enviar por Fleet aparecerá.Depois disso, mesmo que você excluir a conta com Fleet, a opção estará lá.