O TikTok irá abrir um centro de transparência nos Estados Unidos. A medida é uma resposta às alegações do governo norte-americano, que acusa a rede social de ser uma ameaça à segurança nacional.

O TikTok é um aplicativo mundialmente conhecida pelos vídeos curtos de 15 segundos. Mas a popularidade da rede social vem incomodando autoridades dos Estados Unidos nos últimos meses.

Em resposta a essas acusações, a rede social da empresa chinesa ByteDance está estruturando um centro de transparência nos Estados Unidos. A medida, segundo o TikTok, é mais um esforço para “aprofundar o nosso engajamento e ganhar a confiança de nossa comunidade, formuladores de políticas e do público em geral”.

“Essa nova instalação em nosso escritório de Los Angeles oferecerá a especialistas externos a oportunidade de acompanhar diretamente como nossas equipes da TikTok lidam com o trabalho diário e desafiador, mas criticamente importante, de moderar o conteúdo da plataforma”, explica a rede social.

O centro de transparência está previsto para ser aberto em maio, primeiramente com foco na moderação de conteúdo. Depois, o escritório também irá tratar de assuntos como privacidade e segurança de dados.

TikTok enfrenta crise com governo dos Estados Unidos

A ByteDance, criador do TikTok, é mais uma empresa chinesa que enfrenta momentos de crise com autoridades dos Estados Unidos. Em situação parecida com a Huawei, o TikTok entrou na lista de companhias consideradas como “risco à segurança nacional”, cujo app já foi banido de dispositivos do governo.

Nesta quinta-feira, um projeto de lei foi apresentado nos Estados Unidos para proibir o uso do aplicativo de vídeos curtos por servidores públicos federais. A pauta está em análise no Senado.

Com informações: CNET, Engadget, TikTok e Reuters

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados