O Spotify solicitou ao GitHub a retirada do programa XSpotify, usado para baixar músicas do serviço de streaming, remover a proteção contra cópia (DRM) e bloquear anúncios. A ferramenta, que estava em cerca de 130 repositórios, é acusada de violar a DMCA, lei de direitos autorais dos EUA.
Como explica o TorrentFreak, o XSpotify permite baixar músicas do Spotify no Windows, tanto em contas gratuitas como Premium, adicionando dados ao arquivo OGG como título e capa de álbum; consegue remover o DRM das faixas; e serve como ad blocker.
Um escritório de advocacia representando o Spotify nos EUA pediu ao GitHub que retirasse quase 130 repositórios nos quais o XSpotify estava disponível para download. O site, que pertence à Microsoft, atendeu à solicitação.
Ferramenta contorna criptografia do Spotify
Segundo o Spotify, esse programa viola a DMCA: a lei americana proíbe o uso e a distribuição de qualquer ferramenta que “seja projetada ou produzida com a finalidade específica de contornar uma medida tecnológica que controle efetivamente o acesso a uma obra protegida”.
Na solicitação ao GitHub, o Spotify explica que seus arquivos com copyright são protegidos por criptografia, e o serviço de streaming possui uma chave para descriptografar o conteúdo e reproduzi-lo aos usuários.
A empresa alega que o XSpotify contorna essa criptografia “roubando a chave e usando-a de uma maneira que o Spotify proíbe, ou seja, permitindo que os usuários acessem o conteúdo protegido por direitos autorais sem autorização”.
O Spotify tinha 124 milhões de assinantes no final do ano passado, e um total de 271 milhões de usuários, contando quem está no plano gratuito. O serviço oferece mais de 50 milhões de músicas e 700 mil podcasts.
Com informações: GitHub, TorrentFreak.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Bem, pra quem não conhecia, vai conhecer agora…rs
Pois é. Nunca tinha ouvi falar.
Anyway, longa vida ao spotify.
Efeito Streisand não falha nunca!
Lá vai eu atrás, pois não fazia ideia que existia, sabia da existência do Deezerloader Remix, esse do Spotify não
Conheci há um tempo essas paradas enquanto eu tentava saber mais como alguns sites conseguiam disponibilizar os lançamentos (e até playlists) tão rápido (aparentemente) de serviços de streaming como Deezer, iTunes e Spotify.
Falou e disse.
Bacana é que esse programa se espalhou pela internet… tem em mais uns 600 repositórios agora. hahaha
Prefiro continuar pagando.
Quem não tem 16 reais pra pagar mensalidade merece umas multas.
O serviço nem é tão caro, dá para viver sem usar esse programa.