Claro amplia velocidade de internet fixa e libera Wi-Fi público

Por conta de epidemia de coronavírus, Claro também aumenta franquia de internet móvel e libera sinal de canais na TV paga

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Claro anunciou no último sábado (14) diversas iniciativas para melhorar a conectividade durante a epidemia de coronavírus no Brasil: a operadora se comprometeu a aumentar a velocidade da banda larga fixa de seus clientes, bem como abrir o sinal de canais da TV por assinatura, expandir a franquia de planos móveis e liberar acesso gratuito a Wi-Fi em pontos públicos.

No comunicado aos clientes, a Claro diz que “instalou um comitê de crise para avaliar, de forma contínua, a disponibilidade e capacidade da sua rede e serviços tendo em vista a evolução dos casos de coronavírus no Brasil e o impacto das medidas preventivas adotadas pelos órgãos competentes”.

Além disso, ela afirma que o cenário torna os serviços de conectividade ainda mais essenciais, e que ao mesmo tempo faz aumentar a demanda por entretenimento para a família que terá de permanecer em casa por um período maior. As medidas divulgadas pela operadora seguem abaixo.

Banda larga com aumento de velocidade

A Claro informou que todos os clientes de banda larga fixa terão aumento gradativo de velocidade sem qualquer custo. Para garantir a otimização da velocidade, esse aumento ocorrerá aos poucos, de forma que não haja sobrecarga na rede.

No comunicado, a empresa diz que a demanda adicional virá em período diurno, quando a rede doméstica geralmente operava abaixo da capacidade, visto que as pessoas estavam no trabalho ou escola.

Wi-Fi com acesso liberado

A operadora também anunciou que a rede de hotspots #NET-CLARO-WIFI terá acesso gratuito à internet mesmo para não-clientes, desde que o usuário assista um vídeo produzido pelo Ministério da Saúde sobre o coronavírus. A conexão será concedida por tempo limitado e estará disponível em locais públicos como aeroportos, restaurantes e parques.

A rede de hotspots da Claro é bastante extensa, visto que a grande maioria dos pontos de acesso vêm diretamente dos modens instalados nas casas dos clientes. Quem é cliente de banda larga fixa com velocidade acima de 5 Mb/s, ou tem plano móvel (controle ou pós-pago), pode usar os hotspots sem custo adicional em qualquer ocasião.

Móvel com franquia extra de internet

Clientes de planos pré-pagos que consumirem toda a franquia de internet receberão um bônus de 100 MB por dia, desde que assistam o vídeo do Ministério da Saúde para conscientização sobre o coronavírus. Já nos planos pós-pagos, haverá concessão gradativa de bônus de dados, para permitir que os usuários continuem conectados com fontes oficiais de informação, familiares e médicos.

Por padrão, todos os planos do portfólio atual da Claro já incluem acesso ao WhatsApp sem descontar da franquia principal. A operadora informa que também avalia como potencializar a conectividade dos planos móveis para clientes da Nextel, e que anunciará em breve como os benefícios chegarão aos clientes.

Além disso, a operadora comunicou que em breve o acesso ao aplicativo Coronavírus SUS, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, terá tráfego de dados isento e ilimitado.

TV com canais liberados

Ficar em quarentena pode ser estressante, e por isso a operadora disponibilizará mais canais e conteúdos de interesse para reforçar o entretenimento aos clientes de TV por assinatura. A abertura do sinal já começou no último sábado e vale por tempo indeterminado, conforme política acordada junto com cada programadora.

Clientes da Claro sem TV por assinatura também poderão acessar a programação jornalística através do aplicativo NOW de forma gratuita e universal. Além disso, as campanhas do Ministério da Saúde e do SUS serão veiculadas no canal do cliente em todas as plataformas de TV.

Com informações: Claro.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados