Início » Gadgets » Roku Express, rival do Chromecast, é homologado pela Anatel

Roku Express, rival do Chromecast, é homologado pela Anatel

Roku Express é concorrente do Google Chromecast e Amazon Fire TV Stick; Roku TV chegou ao Brasil através da AOC

Por

A Roku, especializada em vender dispositivos de streaming, chegou ao Brasil recentemente com dois modelos de smart TV da AOC. Em breve, seu portfólio de produtos deve aumentar: o Roku Express, concorrente para o Google Chromecast e Amazon Fire TV Stick, foi homologado pela Anatel.

Everton Favretto, do Plantão Anatel, encontrou o Roku Express no sistema de homologação da agência através de seu número de modelo (3930X, como confirma a documentação da Roku). Ele foi liberado nesta segunda-feira (16) para venda no Brasil.

O Roku Express é parecido com o Chromecast: você o conecta à TV via HDMI (para imagem e som) e via USB (para obter energia). A maior diferença é que ele não depende do celular: o dispositivo vem com controle remoto para navegar pela interface e escolher um serviço de streaming, incluindo Netflix, YouTube, Globoplay, Spotify e Deezer.

Há, no entanto, um aplicativo da Roku para iPhone e Android. Ele traz recursos adicionais, como buscar conteúdo através do celular; e ouvir os vídeos através do fone de ouvido conectado ao smartphone, em vez de usar os alto-falantes da TV.

Roku Express

Roku vende outros dispositivos para streaming

Nos EUA, o Roku Express custa US$ 30. Ele faz streaming em resolução máxima Full-HD (1080p); existem modelos mais caros como o Premiere e o Streaming Stick+ com suporte a 4K HDR, mas eles não passaram pela Anatel.

Vale lembrar que, mesmo estando liberado para venda no Brasil, o Roku Express pode não ser lançado por aqui. Por exemplo, o Amazon Fire TV Stick 4K foi homologado no ano passado, mas ainda não é vendido no país.