Universal alugará filmes online enquanto ainda estão no cinema

Universal Pictures reage à baixa bilheteria de filmes nos cinemas em meio a precauções contra novo coronavírus

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Universal
Foto por Mark McQuitty/Flickr

A Universal Pictures vai alugar alguns filmes de forma online enquanto eles ainda estão no cinema: a medida valerá tanto nos EUA como em outros países. É uma forma de lidar com a bilheteria fraca devido a precauções contra o novo coronavírus, causador do COVID-19.

O Homem Invisível, A Caçada (The Hunt) e Emma serão lançados nesta sexta-feira (20) para aluguel sob demanda por 48 horas. Isso vale nos EUA e em todos os países nos quais esses filmes já estrearam no cinema, segundo o Deadline.

Além disso, Trolls 2 (Trolls World Tour), que está programado para chegar em abril, será lançado no mesmo dia para aluguel online e em salas de cinema. Isso também valerá nos EUA e em outros países.

Bilheteria despencou nos EUA

A janela entre o lançamento nas salas de cinema e nas locadoras digitais como o iTunes é de 90 dias. Normalmente, as grandes redes de cinema nos EUA se recusam a exibir filmes se forem oferecidos muito cedo para aluguel ou streaming. Por isso, a Netflix resolveu alugar um espaço próprio em Nova York para exibir suas produções originais.

No entanto, a pandemia do coronavírus mudou tudo: cada vez mais pessoas estão ficando em casa e adotando o distanciamento social para evitar o contágio, ou seja, estão indo cada vez menos ao cinema.

A bilheteria do último final de semana nos EUA ficou em US$ 55,3 milhões, menor valor nominal em 22 anos. Mais de 100 cinemas ficaram fechados em todo o país; as cidades de Los Angeles e Nova York, que representam boa parte do faturamento do setor, exigiram que as salas de cinema fechem em breve.

Outros estúdios e distribuidoras resolveram adiar o lançamento de seus filmes, incluindo 007 – Sem Tempo Para Morrer (MGM/Universal), Mulan (Disney) e Um Lugar Silencioso – Parte II (Paramount). Enquanto isso, Velozes e Furiosos 9 — que é distribuído pela Universal — ficou para abril de 2021.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados