Tecnoblog
Início » Gadgets » O que são os modos M, A, S e P na câmera DSLR?

O que são os modos M, A, S e P na câmera DSLR?

Conheça os modos da câmera DSLR e entenda como eles podem te ajudar a tirar fotos melhores e com mais qualidade

A câmera DSLR oferece vastas funções para tirar fotos com alta qualidade. Entre elas estão os modos M, A, S e P, que prometem atender tanto os fotógrafos com mais experiência quanto os iniciantes. Mas, o que é essa sopa de letrinhas? Descubra o significado a seguir.

Entenda os modos da câmera DSLR

Os modos M, A, S e P não são exclusividade de câmeras DSLR (Digital Single Lens Reflex). Eles podem ser encontrados em câmeras mirrorless, profissionais, semiprofissionais e até mesmo nas compactas.

O funcionamento é quase o mesmo em todos os casos. A forma como os modos são selecionados, porém, pode diferenciar entre os modelos de câmera presentes no mercado.

O comum é que eles sejam selecionados em um disco, que fica na parte superior da câmera. É só girar para escolher se deseja utilizar a exposição manual ou automática e sair fotografando. Outros métodos, porém, não são descartados.

Mas antes de falarmos sobre esses modos, precisamos entender brevemente como uma câmera funciona.

Como uma câmera funciona?

Existem diversos componentes que possibilitam a captura de imagens. Entretanto, alguns deles são fundamentais para o próprio fotógrafo fazer ajustes antes do “click”.

A lente é um dos itens mais importantes. Em linhas gerais, precisamos nos preocupar com dois fatores na hora de fotografar: o diafragma e o foco.

O diafragma é o que controla a entrada na luz na câmera e a profundidade de campo. E aqui no Tecnoblog nós já explicamos com mais detalhes como a abertura funciona.

O foco não precisa de muita explicação: é com ele que se ajusta o… foco da imagem. Mas o seu controle pode ser feito tanto manualmente quanto automaticamente.

Vale lembrar que mesmo os fotógrafos profissionais optam quase sempre pelo foco automático. A exceção fica mais pelas situações quando não é possível utilizar o recurso – superfícies sem contraste, por exemplo.

Outros fatores do corpo da câmera também influenciam bastante nessas horas. Nós vamos destacar apenas três: obturador, ISO e balanço de branco.

O obturador é uma cortina que fica entre a lente e o sensor. Ele se abre toda vez que você faz uma foto e, assim como a abertura, influencia bastante no resultado final das fotos.

É a sua velocidade que determina se a foto terá pouca ou muita luz, e até mesmo se sairá tremida ou não. Chamamos este ajuste de “tempo de exposição”.

O ISO (ou ASA) é o componente que controla a sensibilidade do sensor. Quanto maior, mais luz ele capta. Todavia, a imagem tende a perder qualidade com números muito elevados.

Por fim, há o balanço de branco. Ele é responsável por equilibrar a temperatura das cores das fotos, de acordo com o ambiente.

Mas o que é M, A, S e P?

A fotografia é um processo de escolhas. Para tirar uma foto, deve-se levar em consideração todos esses fatores para equilibrar a quantidade de luz de acordo com o seu objetivo.

Mas este conhecimento não está disponível para todos. Além do estudo, é preciso praticar bastante para ter domínio pleno do controle manual. E esse é justamente um dos motivos para existir vários modos na câmera.

Modo M

O “M” refere-se ao Modo Manual ou Exposição Manual. Este modo é para aqueles que já têm uma experiência intermediária ou mais avançada com fotografia.

Diferentemente dos demais, todos os detalhes, como abertura do diafragma, velocidade do obturador e afins, precisam ser ajustados manualmente pelo usuário. Ou seja, o conhecimento técnico é um pré-requisito.

Modo A

Também representado como “Av” em câmeras da Canon, o modo “A” significa Prioridade de Abertura.

Somente o ajuste do obturador é manual. Os demais itens, como a velocidade do obturador, são configurados automaticamente pelo computador da câmera.

O modo A também é uma boa alternativa para iniciantes e possibilita ajustes mais criativos, como fotos com fundo bem desfocado.

Modo S

O modo “S” (Prioridade de Obturador) segue a mesma linha do modo “A”.

É a velocidade do obturador que é ajustada pelo fotógrafo. As demais configurações são definidas automaticamente. Este modo é interessante para poder “brincar” com o tempo.

Se você está assistindo a uma partida de futebol, é possível “congelar” chute ao deixar o obturador mais rápido, por exemplo. Você também pode passar a sensação de movimento ao deixar o tempo de exposição maior.

Nas câmeras da Canon, o Modo A é representado pela sigla “Tv”.

Modo P

O modo “P” (Programa) é o mais simples de todos. A grosso modo, podemos dizer que ele é um modo automático que dá mais liberdade ao usuário. Mas não é só isso.

Diferentemente dos modos automáticos, o Modo P permite alterar todas as configurações, como ISO, balanço de branco, afins. Mas a exposição – isto é, obturador e velocidade – será definida pela câmera.

O Modo P também é ideal para os iniciantes em fotografia.

E se eu não souber usar tudo isso?

Calma, não há com o que se preocupar.

Esta não é a única forma de utilizar uma câmera DSLR. Muito menos uma mirrorless.

As câmeras DSLR da atualidade também possuem modo automático. Ou seja: é só apontar, clicar e pronto. Foto feita.

Existe modo manual no celular?

Pela necessidade de serem compactos, os celulares são extremamente limitados quando comparados com as câmeras. Mas isso não é barreira para explorar alguns recursos.

É possível ajustar o ISO, balanço de branco, foco e velocidade do obturador na maior parte dos casos. Porém, muito raramente será possível regular a abertura do diafragma.

A Samsung apresentou, junto com o Galaxy S9 e Galaxy S9+, uma tecnologia que possibilita este ajuste. Trata-se da abertura variável, que permite regular o diafragma entre f/1.5 e f/2.4.

Os celulares Samsung Galaxy com “abertura variável”:

  • Samsung Galaxy S9;
  • Samsung Galaxy S9+;
  • Samsung Galaxy S10e;
  • Samsung Galaxy S10;
  • Samsung Galaxy S10+;
  • Samsung Galaxy Note 9;
  • Samsung Galaxy Note 10;
  • Samsung Galaxy Note 10+.

A Samsung não implementou o sistema de abertura variável nos Galaxy S20, Galaxy S20+ e Galaxy S20 Ultra.

E quais celulares têm modo manual?

A maior parte dos celulares Android possuem modo manual de forma nativa. Entretanto, o funcionamento pode variar de fabricante para fabricante.

Já no caso do iPhone, é preciso instalar aplicativos de terceiros para utilizar o modo manual, como o Filmic Pro.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação