O que são os modos M, A, S e P na câmera DSLR?

Conheça os modos da câmera DSLR e entenda como eles podem te ajudar a tirar fotos melhores e com mais qualidade

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 1 ano
Câmera DSLR (Foto: Immortal shots/Pexels)

A câmera DSLR oferece vastas funções para tirar fotos com alta qualidade. Entre elas estão os modos M, A, S e P, que prometem atender tanto os fotógrafos com mais experiência quanto os iniciantes. Mas, o que é essa sopa de letrinhas? Descubra o significado a seguir.

Entenda os modos da câmera DSLR

Os modos M, A, S e P não são exclusividade de câmeras DSLR (Digital Single Lens Reflex). Eles podem ser encontrados em câmeras mirrorless, profissionais, semiprofissionais e até mesmo nas compactas.

O funcionamento é quase o mesmo em todos os casos. A forma como os modos são selecionados, porém, pode diferenciar entre os modelos de câmera presentes no mercado.

O comum é que eles sejam selecionados em um disco, que fica na parte superior da câmera. É só girar para escolher se deseja utilizar a exposição manual ou automática e sair fotografando. Outros métodos, porém, não são descartados.

Mas antes de falarmos sobre esses modos, precisamos entender brevemente como uma câmera funciona.

Câmera DSLR: seletor de modo da Nikon D3500 (Foto: Reprodução/Nikon)

Como uma câmera funciona?

Existem diversos componentes que possibilitam a captura de imagens. Entretanto, alguns deles são fundamentais para o próprio fotógrafo fazer ajustes antes do “click”.

A lente é um dos itens mais importantes. Em linhas gerais, precisamos nos preocupar com dois fatores na hora de fotografar: o diafragma e o foco.

O diafragma é o que controla a entrada na luz na câmera e a profundidade de campo. E aqui no Tecnoblog nós já explicamos com mais detalhes como a abertura funciona.

O foco não precisa de muita explicação: é com ele que se ajusta o… foco da imagem. Mas o seu controle pode ser feito tanto manualmente quanto automaticamente.

Vale lembrar que mesmo os fotógrafos profissionais optam quase sempre pelo foco automático. A exceção fica mais pelas situações quando não é possível utilizar o recurso – superfícies sem contraste, por exemplo.

Outros fatores do corpo da câmera também influenciam bastante nessas horas. Nós vamos destacar apenas três: obturador, ISO e balanço de branco.

O obturador é uma cortina que fica entre a lente e o sensor. Ele se abre toda vez que você faz uma foto e, assim como a abertura, influencia bastante no resultado final das fotos.

É a sua velocidade que determina se a foto terá pouca ou muita luz, e até mesmo se sairá tremida ou não. Chamamos este ajuste de “tempo de exposição”.

O ISO (ou ASA) é o componente que controla a sensibilidade do sensor. Quanto maior, mais luz ele capta. Todavia, a imagem tende a perder qualidade com números muito elevados.

Por fim, há o balanço de branco. Ele é responsável por equilibrar a temperatura das cores das fotos, de acordo com o ambiente.

Modo manual de uma câmera DSLR da Canon (Foto: Andri Koolme/Flickr)

Mas o que é M, A, S e P?

A fotografia é um processo de escolhas. Para tirar uma foto, deve-se levar em consideração todos esses fatores para equilibrar a quantidade de luz de acordo com o seu objetivo.

Mas este conhecimento não está disponível para todos. Além do estudo, é preciso praticar bastante para ter domínio pleno do controle manual. E esse é justamente um dos motivos para existir vários modos na câmera.

Modo M

O “M” refere-se ao Modo Manual ou Exposição Manual. Este modo é para aqueles que já têm uma experiência intermediária ou mais avançada com fotografia.

Diferentemente dos demais, todos os detalhes, como abertura do diafragma, velocidade do obturador e afins, precisam ser ajustados manualmente pelo usuário. Ou seja, o conhecimento técnico é um pré-requisito.

Modo A

Também representado como “Av” em câmeras da Canon, o modo “A” significa Prioridade de Abertura.

Somente o ajuste do diafragma é manual. Os demais itens, como a velocidade do obturador, são configurados automaticamente pelo computador da câmera.

O modo A também é uma boa alternativa para iniciantes e possibilita ajustes mais criativos, como fotos com fundo bem desfocado.

Modo S

O modo “S” (Prioridade de Obturador) segue a mesma linha do modo “A”.

É a velocidade do obturador que é ajustada pelo fotógrafo. As demais configurações são definidas automaticamente. Este modo é interessante para poder “brincar” com o tempo.

Se você está assistindo a uma partida de futebol, é possível “congelar” chute ao deixar o obturador mais rápido, por exemplo. Você também pode passar a sensação de movimento ao deixar o tempo de exposição maior.

Nas câmeras da Canon, o Modo A é representado pela sigla “Tv”.

Modo P

O modo “P” (Programa) é o mais simples de todos. A grosso modo, podemos dizer que ele é um modo automático que dá mais liberdade ao usuário. Mas não é só isso.

Diferentemente dos modos automáticos, o Modo P permite alterar todas as configurações, como ISO, balanço de branco, afins. Mas a exposição – isto é, obturador e velocidade – será definida pela câmera.

O Modo P também é ideal para os iniciantes em fotografia.

E se eu não souber usar tudo isso?

Calma, não há com o que se preocupar.

Esta não é a única forma de utilizar uma câmera DSLR. Muito menos uma mirrorless.

As câmeras DSLR da atualidade também possuem modo automático. Ou seja: é só apontar, clicar e pronto. Foto feita.

Câmera de celular

Existe modo manual no celular?

Pela necessidade de serem compactos, os celulares são extremamente limitados quando comparados com as câmeras. Mas isso não é barreira para explorar alguns recursos.

É possível ajustar o ISO, balanço de branco, foco e velocidade do obturador na maior parte dos casos. Porém, muito raramente será possível regular a abertura do diafragma.

A Samsung apresentou, junto com o Galaxy S9 e Galaxy S9+, uma tecnologia que possibilita este ajuste. Trata-se da abertura variável, que permite regular o diafragma entre f/1.5 e f/2.4.

Os celulares Samsung Galaxy com “abertura variável”:

  • Samsung Galaxy S9;
  • Samsung Galaxy S9+;
  • Samsung Galaxy S10e;
  • Samsung Galaxy S10;
  • Samsung Galaxy S10+;
  • Samsung Galaxy Note 9;
  • Samsung Galaxy Note 10;
  • Samsung Galaxy Note 10+.

A Samsung não implementou o sistema de abertura variável nos Galaxy S20, Galaxy S20+ e Galaxy S20 Ultra.

E quais celulares têm modo manual?

A maior parte dos celulares Android possuem modo manual de forma nativa. Entretanto, o funcionamento pode variar de fabricante para fabricante.

Já no caso do iPhone, é preciso instalar aplicativos de terceiros para utilizar o modo manual, como o Filmic Pro.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Câmera reflex monobjetiva na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados