Google Tradutor ganha transcrição em tempo real no Android

Transcrição do Google Tradutor funciona em oito idiomas, inclusive português

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Tradutor com transcrições no Android

No começo do ano, descobrimos que o Google Tradutor (Google Translate) ganharia uma função capaz de realizar transcrição traduzida praticamente em tempo real. Esse dia chegou: o Google revelou, nesta terça-feira (17), que a versão da ferramenta para Android agora pode fazer transcrições em oito idiomas. O português está entre eles.

Com a nova função, o Google Tradutor é capaz de reconhecer a falar de uma pessoa, processar essa informação como texto e, na sequência, traduzí-la para um dos idiomas suportados. São eles: alemão, espanhol, francês, hindi, inglês, português, russo e tailandês. Outras línguas poderão ser acrescentadas com o passar do tempo.

A demonstração realizada no começo do ano sugere que o Google Tradutor faz um bom trabalho de transcrição, no entanto, o Google ressalta que há algumas condições para isso: na atual fase, é importante que a conversa seja realizada em um lugar silencioso e que apenas uma pessoa fale por vez.

O funcionamento é simples. Tudo o que é necessário fazer é acionar a opção de transcrição na tela principal do Google Tradutor e selecionar os idiomas de origem e destino.

É possível pausar ou reiniciar as transcrições tocando no ícone do microfone, bem como ajustar o tamanho do texto ou exibí-lo em modo escuro nas configurações do aplicativo.

Exemplo de transcrição no Google Tradutor

As transcrições do Google Tradutor estão sendo disponibilizadas somente no Android. Para quem já tem o aplicativo, a atualização com a novidade começou a ser liberada nesta semana, então basta aguardar por ela.

E quanto ao iPhone? Até o momento, não há informações sobre disponibilidade da função de transcrição no Google Tradutor para iOS, mas há boas chances de isso aconteça dentro de algumas semanas ou meses.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados