Bug no Facebook reportou posts sobre coronavírus como spam

Bug que marcou posts sobre o novo coronavírus (COVID-19) e demais assuntos como spam no Facebook já foi corrigido

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Facebook (Foto: Max Pixel)

Seu post sobre o novo coronavírus, causador da COVID-19, foi marcado como spam? Você não é o único: usuários do Facebook relataram que publicações com informações sobre a doença foram bloqueados sem motivo algum. Outros assuntos assuntos também tiveram o mesmo destino.

As reclamações surgiram nesta terça-feira (17). Pelo Twitter, usuários do Facebook questionaram as notificações de conteúdo indevido e os bloqueios de publicações na rede social, especialmente com menções e links relacionados ao coronavírus.

A falha também atingiu um membro da equipe do Tecnoblog. Por volta das 19h30, uma publicação sobre a COVID-19 foi reportada como spam: “Sua publicação está violando nossos Padrões da Comunidade, portanto, somente você pode vê-la”, dizia o email. O post, no entanto, foi desbloqueado poucos minutos após o pedido de revisão.

Falha do Facebook

Outros assuntos foram igualmente bloqueados pelo bug, sejam eles relacionados à doença ou não. Conforme observa o TechCrunch, o mesmo ocorreu com publicações que linkavam para sites confiáveis, como o Medium.

A rede social já implementou uma solução para dar fim ao bug. Além disso, todas as publicações bloqueadas já retornaram à normalidade, de acordo com o vice-presidente de integridade do Facebook, Guy Rosen.

“Restauramos todas as postagens que foram removidas incorretamente, incluindo postagens sobre todos os tópicos – não apenas aquelas relacionadas ao COVID-19”, explicou o executivo pelo Twitter. “Esse foi um problema com um sistema automatizado que remove links para sites abusivos, mas removeu incorretamente muitas outras postagens”.

Não se sabe quantos usuários e publicações foram atingidos pelo bug.

Com informações: The VergeTechCrunch e Guy Rosen (Twitter)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados