Início » Internet » Popcorn Time recebe atualização “em tempos de coronavírus”

Popcorn Time recebe atualização “em tempos de coronavírus”

Popcorn Time, programa de código aberto para streaming de torrents, chegou à versão 4.0 no Windows, macOS e Linux

Felipe Ventura Por

O Popcorn Time, programa para streaming de torrents, chegou nesta semana à versão 4.0 no Windows, macOS e distribuições Linux. Os desenvolvedores chamaram essa atualização de “amor nos tempos do coronavírus”. O projeto tem código-fonte aberto e já foi derrubado algumas vezes no passado, mas voltou ao ar e permaneceu ativo ao longo dos anos.

Popcorn Time

Com o Popcorn Time, o usuário faz streaming de filmes e séries disponíveis em torrent. Os vídeos podem ser assistidos antes do download completo: eles ficam em uma pasta temporária até o PC ser reiniciado, e então são apagados.

Alguns sites disseram que o Popcorn Time “voltou dos mortos”, só que ele não havia deixado de funcionar e vinha recebendo correções desde pelo menos 2016, como é possível ver no GitHub. É verdade que o programa ficou muito tempo parado na versão 3.1 (chamada Popcorn is Love); mas ele passou por mudanças o bastante para justificar um novo número de versão.

A versão 4.0 (Love in the Time of Corona) fez alguns ajustes na interface, trouxe suporte a decodificação via hardware e implementou um aviso para ativar uma VPN durante o uso.

Usuários se queixam do Popcorn Time 4.0

No entanto, diversos usuários vêm se queixando da atualização na comunidade do Reddit para o Popcorn Time. “Ele não funciona direito, consome três vezes mais recursos e CPU (a ponto de meu computador engasgar) apenas para fingir que está carregando uma série”, diz um dos relatos.

Outro usuário entra em detalhes: a lista de favoritos parece ter sumido; os filmes não carregam de primeira; os avisos sobre VPN aparecem mesmo se isso for desligado nos ajustes; você sai da tela cheia se pausar um vídeo; não é possível ver a duração de um episódio, apenas quanto tempo você já assistiu; entre outros.

O moderador da comunidade do Reddit tenta responder a algumas queixas: por exemplo, para resolver o problema de consumo de CPU, é necessário desligar o seeding dos torrents nas configurações. A seção de Favoritos, por sua vez, foi migrada para outro lugar na interface: ela agora é uma aba ao lado de Séries e Anime.

Para quem não gostou da atualização, é possível voltar à antiga versão 3.1 no Windows, macOS e Linux. Também há aplicativos para Android e Android TV, que não recebem updates há algum tempo.

É necessário tomar cuidado ao baixar o Popcorn Time: o projeto “oficial” usa domínios .sh e .app. Os desenvolvedores sugerem evitar domínios terminados em .is ou com o termo Time4Popcorn, porque eles não fornecem o código-fonte atualizado de seus programas — então não dá para saber se eles estão fazendo algo prejudicial ao seu PC.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
16 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Matheus Motta (@Matheus_Motta)

Stremio>>>

@ksio89

Depois do Stremio não sei se volto pro Hora da Pipoca.

Gabriel Lopes (@glopesmartins)

Eu já usei Stremio a muito tempo atrás, até baixei aqui pra ver como está. De fato o Stremio parece ser melhor que o PopcornTime em vários sentidos, mas achei o design muito “cheio”, prefiro o estilo minimalista do PopcornTime.
Engraçado que nunca lançaram aquele projeto Butter, que seria uma plataforma legítima e etc…