Início » Ciência » SpaceX envia mais 60 satélites Starlink ao espaço

SpaceX envia mais 60 satélites Starlink ao espaço

Ao todo, a empresa já lançou 360 satélites para serem usados em serviço de internet

Victor Hugo Silva Por

A SpaceX anunciou nesta quarta-feira (18) que concluiu com sucesso o lançamento de mais 60 satélites Starlink. Eles serão usados na rede de internet banda larga que a empresa pretende oferecer em todo o mundo, começando ainda este ano nos Estados Unidos e no Canadá.

Este é o sexto lote de satélites Starlink enviados ao espaço, sendo o quarto apenas em 2020. A Space X, maior operadora privada de satélites no mundo, já lançou 360 unidades para seu sistema de internet e pretende alcançar a marca de 42 mil.

Com o novo lançamento, a empresa bateu seu próprio recorde para o uso do primeiro estágio do Falcon 9: o propulsor, que fornece potência ao foguete, completou sua quinta missão. A companhia até tentou recuperá-lo mais uma vez, mas o pouso não foi como planejado.

Outra parte reutilizável neste lançamento é a carenagem, que esteve em uma missão de maio de 2019. A peça, que forma o bico do foguete, cobre os satélites e também foi recuperada pela Space X. A empresa pretendia usar redes posicionadas entre dois navios, mas esse plano falhou.

Ainda assim, a carenagem foi resgatada ao cair no mar e deverá ser reformada para novos lançamentos. Apesar de sua meta ousada, a SpaceX tem autorização para enviar apenas 12 mil satélites ao espaço e deverá lançar 6 mil deles em até seis anos.

Lançamento da SpaceX

Com informações: TechCrunch, CNET.

Comentários da Comunidade

6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Matheus Motta
Esse plano beira a insanidade
Fernando Fregonezi Marini
É assustador ao mesmo tempo que é fascinante!
Diego Nascimento
Melhor definição!
Participe da discussão