SpaceX envia mais 60 satélites Starlink ao espaço

Ao todo, a empresa já lançou 360 satélites para serem usados em serviço de internet

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Lançamento da SpaceX

A SpaceX anunciou nesta quarta-feira (18) que concluiu com sucesso o lançamento de mais 60 satélites Starlink. Eles serão usados na rede de internet banda larga que a empresa pretende oferecer em todo o mundo, começando ainda este ano nos Estados Unidos e no Canadá.

Este é o sexto lote de satélites Starlink enviados ao espaço, sendo o quarto apenas em 2020. A Space X, maior operadora privada de satélites no mundo, já lançou 360 unidades para seu sistema de internet e pretende alcançar a marca de 42 mil.

Com o novo lançamento, a empresa bateu seu próprio recorde para o uso do primeiro estágio do Falcon 9: o propulsor, que fornece potência ao foguete, completou sua quinta missão. A companhia até tentou recuperá-lo mais uma vez, mas o pouso não foi como planejado.

Outra parte reutilizável neste lançamento é a carenagem, que esteve em uma missão de maio de 2019. A peça, que forma o bico do foguete, cobre os satélites e também foi recuperada pela Space X. A empresa pretendia usar redes posicionadas entre dois navios, mas esse plano falhou.

Ainda assim, a carenagem foi resgatada ao cair no mar e deverá ser reformada para novos lançamentos. Apesar de sua meta ousada, a SpaceX tem autorização para enviar apenas 12 mil satélites ao espaço e deverá lançar 6 mil deles em até seis anos.

Com informações: TechCrunch, CNET.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados