Apple libera versão GM do iOS 13.4 e iPadOS com suporte a touchpad

O iOS 13.4 pode ser a última grande atualização antes do iOS 14, que deve ser anunciado na WWDC

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
iPadOS - Tecnoblog

A Apple liberou nesta quarta-feira (18) a versão Gold Master do iOS 13.4 e também do iPadOS 13.4. Dentre as novidades, destacam-se o suporte para mouse e trackpad nos iPads e uma nova barra de ferramentas para o aplicativo Mail e a adição da opção de compartilhamento de pastas do iCloud com outras pessoas.

O trackpad e mouse seguem de acordo com os lançamentos da empresa da maçã para esta semana, que entrega capas com teclado e que também oferecem este tipo de controle do cursor na tela. Dentro do Mail, cliente de e-mail da Apple, a barra de ferramentas que aparece sempre que uma mensagem é aberta agora distancia o botão de responder, do que apaga o e-mail – dificultando que o toque acidental faça apague uma correspondência que deveria ser respondida.

mail nova barra ferramentas ios 13 4

Nova barra do Mail separa apagar de responder

O compartilhamento de pastas do iCloud era para ter dado as caras no iOS 13, mas ficou para o iOS 13.4 e ela permite o que você pensou: compartilhar uma pasta inteira com um link, exatamente como já acontece em outros serviços de backup, como Dropbox, OneDrive ou Google Drive. Assim como fazem seus concorrentes, qualquer alteração de arquivos dentro da pasta é sincronizada em tempo real por todos que podem acessá-la.

Mais novidades do iOS 13.4 abaixo do capô

Duas alterações dentro desta versão do sistema operacional, onde uma abrange o macOS 10.15.4, chamam atenção. A primeira permite que as compras de apps feitas em uma plataforma fiquem disponíveis em outra, enquanto que a segunda adiciona novos atalhos para o Shazam e novos controles para chamadas dentro do CarPlay.

A chegada da versão Gold Master precede a disponibilidade da versão estável para o público geral e está disponível apenas para desenvolvedores. Com a proximidade da WWDC deste ano, que será online, esta pode ser a última atualização antes do provável iOS 14.

Com informações: MacRumors.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados