Tecnoblog
Início » Jogos » Comparativo: PlayStation 5 vs Xbox Series X, especificações técnicas

Comparativo: PlayStation 5 vs Xbox Series X, especificações técnicas

Especificações dos novos consoles da Sony e Microsoft foram reveladas; confira o comparativo entre o PlayStation 5 e Xbox Series X

Os novos consoles da Sony e Microsoft devem chegar ainda este ano ao mercado — se a produção não for interrompida pelo coronavírus (COVID-19). Informações estão sendo reveladas aos poucos. Contudo, a este ponto já temos todas as especificações técnicas do PlayStation 5 e do Xbox Series X. Veja no comparativo abaixo.

Especificações: PlayStation 5 e Xbox Series X

Componente PlayStation 5 Xbox Series X
Processador (CPU) AMD com arquitetura Zen 2, octa-core a até 3,5 GHz AMD com arquitetura Zen 2, octa-core a 3,8 GHz
Chip gráfico (GPU) AMD com arquitetura Radeon RDNA 2 com frequência de 2,23 GHz AMD com arquitetura Radeon RDNA 2 com frequência de 1,825 GHz
Quantos teraflops 10,28 Tflops com 36 unidades de computação 12 Tflops com 52 unidades de computação
Memória RAM 16 GB GDDR6 a 448 GB/s 16 GB GDDR6 (10 GB a 560 GB/s e 6 GB a 336 GB/s)
Armazenamento interno SSD de 825 GB SSD de 1 TB
Velocidade de transmissão 5,5 GB/s (tamanho original), 8 a 9 GB/s (com compressão) 2,4 GB/s (tamanho original) ou 4,8 GB/s (com compressão)
Armazenamento expansível HD externo USB ou SSD NVMe (PCIe 4.0) com validação da Sony Placa opcional de 1 TB da Seagate ou HD externo via USB 3.2
Drive óptico Blu-ray 4K UHD Blu-Ray 4K UHD
Resolução 4K a 120 Hz, com suporte a 8K 4K a 60 FPS, até 120 FPS (resolução 8K para vídeos)
Ray Tracing Sim Sim

Temos uma boa disputa entre os consoles da nova geração. Ambos trazem CPUs e GPUs modificadas, mas quem exibe melhores números nas especificações é a Microsoft, com o Xbox Series X embarcando um processador de octa-core de 3,8 GHz, junto a 16 GB de RAM.

Como argumento, a Sony diz que o processador do PlayStation 5 trabalhará com a GPU — AMD RDNA 2 a 2,23 GHz — em uma frequência variável, de acordo com a necessidade do jogo. Os 10,28 Teraflops são inferiores aos 12 teraflops do Xbox Series X, mas ainda assim a fabricante promete uma resolução 8K até em jogos, enquanto essa resolução, no console da Microsoft, se limita apenas à reprodução de vídeos.

Ambos também embarcam a tecnologia ray tracing, com aceleração por hardware. O recurso usa “traçados de raio” para criar melhores efeitos de luz, já era usado no cinema, mas a limitação técnica impedia de trazer a tecnologia aos jogos.

Os consoles trabalharão com SSD para obter velocidades maiores, ainda que o PlayStation 5 tenha uma capacidade de armazenamento menor, a taxa de transferência chega a ser maior que o dobro das especificações do SSD presente no Xbox Series X.

Vamos ver essa diferença mesmo na prática e o quanto isso é suficiente até que o jogador precise comprar mais armazenamento, via PCIe ou um drive USB. A Sony quer que o PlayStation 5 tenha boots mais rápidos e menos telas de carregamento, do outro lado, a tecnologia “Quick Resume” da Microsoft permitirá iniciar um jogo que fora suspenso sem enfrentar a tela de carregamento.

Tudo pode depender, também, do catálogo e serviços online dos dois novos consoles. A Microsoft vem fazendo um bom trabalho com o Game Pass Ultimate e o Live Gold. Mas, é a Sony que tem os exclusivos desejáveis.

Ainda não há preço ou data de lançamento tanto do PlayStation 5 quando do Xbox Series X. Os planos são de colocar os dois consoles no mercado no final de 2020, se tudo ocorrer como planejado — vide cancelamentos devido ao coronavírus (COVID-19).