Golpe em site falso e WhatsApp promete álcool gel da Ambev

Corrente no WhatsApp promete frascos grátis de álcool gel da Ambev; empresa diz que doação será apenas para hospitais públicos

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 6 meses
Golpe

Um golpe vem usando o WhatsApp para se disseminar: o usuário é convencido a enviar uma mensagem para cinco pessoas, no esquema de corrente, para poder se cadastrar em um site que promete frascos grátis de álcool gel da Ambev. A empresa diz que essa informação é falsa, e que o álcool será destinado totalmente a hospitais públicos no combate ao Covid-19, doença causada pelo coronavírus.

Tudo começa com uma mensagem no WhatsApp dizendo o seguinte: “a Ambev está distribuindo gratuitamente mais de 1 milhão de unidades de álcool gel para hospitais e população em todo Brasil; a empresa disponibilizou um site para que os interessados possam pesquisar quais os pontos de distribuição mais próximos de seu endereço”.

No final da mensagem, há um link ambev.reIacionamento[.]com. Repare que a palavra na URL é “reiacionamento”, porém com o I maiúsculo para parecer a letra L. Ele leva o usuário ao link ambev.oficiaI[.]com, novamente trocando o L pelo I maiúsculo.

O site exibe o cadeado na barra de endereços, pois tem um certificado HTTPS emitido gratuitamente pela Let’s Encrypt. A página pode ser tecnicamente segura — os dados trafegam de forma criptografada — mas ela é enganosa.

Golpe

Site pede que usuário envie corrente de WhatsApp

“No combate ao coronavírus! Estamos distribuindo gratuitamente mais de 1 milhão de unidades de Álcool em Gel para os Hospitais e População em geral!”, diz o site falso. Primeiro, você tem que digitar seu CEP para verificar “pontos de distribuição” mais próximos; depois, precisa realizar um cadastro.

“Para fazer seu cadastro e gerar a Senha Exclusiva de retirada do álcool em gel, basta divulgar nossa campanha para seus contatos no Whatsapp!”, explica a página. Ao clicar em “Iniciar”, você é levado ao WhatsApp para enviar uma mensagem de corrente aos seus contatos.

Golpe

Ao voltar para o navegador, o site reforça que “você precisa divulgar para pelo menos 05 usuários ativos para poder avançar”. Há uma seção de comentários estimulando o usuário, dizendo: “realmente, depois que compartilha funciona”. Seguindo todo o processo, você chega a uma página que deveria encaminhar para o formulário de cadastro.

Em vez disso, o botão abre um post de blog sobre o álcool gel da Ambev questionando se isso “seria uma campanha de marketing”. O texto diz em negrito que “não serão entregues brindes ou amostra grátis como se comenta pelas redes sociais! Apenas hospitais receberão o álcool gel!”.

A conta oficial da Ambev afirma no Twitter que “a produção do álcool em gel vai ser 100% destinada para os hospitais públicos de SP, Rio e Brasília”. A empresa pede para tomar cuidado com o link para não “acabar caindo em um golpe”. O site falso não solicita informações pessoais além do CEP.

A Ambev anunciou na terça-feira (17) que vai distribuir, ainda em março, um total de 500 mil frascos de álcool gel: serão 5 mil unidades para cada hospital público de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, cidades mais afetadas pela pandemia do coronavírus. A empresa converteu as linhas de produção de sua cervejaria em Piraí (RJ) para fabricar o álcool gel, que é envasado em garrafas PET normalmente usadas para suas bebidas.

Colaborou: Melissa Cruz Cossetti.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados