WhatsApp testa função que checa informações no Google

Função de checagem de mensagens no Google pode coibir notícias falsas no WhatsApp

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
WhatsApp (imagem: Pixabay)

O WhatsApp pode ganhar, em breve, uma função que permite ao usuário checar no Google se uma informação que chegou via mensagem instantânea é falsa ou se tem algum fundamento. A novidade apareceu em uma versão de teste do mensageiro para Android.

Faz tempo que o problema das notícias falsas que se espalham rapidamente por WhatsApp existe, mas o assunto tem ganhado atenção especial nos dias atuais por conta do avanço do novo coronavírus (Covid-19) no mundo todo.

Há mensagens que dizem, por exemplo, que altas doses de vitamina C protegem o organismo contra o coronavírus ou que gargarejos podem eliminá-lo. Nada disso é verdadeiro.

Embora o WhatsApp já adote medidas de combate às notícias falsas — limitando o número de encaminhamento de mensagens, por exemplo —, essas ações apenas atenuam o problema. É por isso que todo recurso adicional de prevenção é válido.

Função de pesquisa no WhatsApp (Capturas: WABetaInfo)

Função de pesquisa no WhatsApp (Capturas: WABetaInfo)

Pois bem, o WABetaInfo descobriu que o WhatsApp 2.20.94, versão de teste submetida recentemente ao Google Play Beta Program, traz um botão de pesquisa ao lado de mensagens encaminhadas que, quando acionado, permite ao usuário buscar por aquela informação no Google.

Trata-se de uma maneira de incentivar o usuário a checar a veracidade de um conteúdo que chegou via WhatsApp antes de passá-lo para frente.

Não está claro, porém, quando essa função chegará às versões finais do WhatsApp. Na verdade, não está claro nem se o recurso se tornará oficial. O WABetaInfo lembra que, há cerca de um ano, uma versão de teste do WhatsApp trazia uma função parecida, mas para checagem de imagens. Até hoje ela não foi lançada oficialmente.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados