Início » Aplicativos e Software » 5 dicas para fazer videochamadas melhores em home office

5 dicas para fazer videochamadas melhores em home office

Conexão, câmera, áudio, luz e ação: confira algumas dicas para melhorar a qualidade da videochamada durante o home office

Lucas Lima Por
TB Responde

Uma das atribuições do home office é fazer a tal da chamada de vídeo, seja para resolver algum assunto mais rapidamente, para fazer o balanço do mês ou da semana ou apenas para ver pessoas — já que trabalhar em casa costuma ser mais solitário. Reunimos algumas dicas para melhorar sua videochamada em home office.

home office

1. Qualidade da conexão com a internet

Ainda que as as tecnologias presentes nos aplicativos de chamada de vídeo sejam boas o bastante para conectar duas pessoas até com uma conexão de baixa velocidade, existem alguns processos que permitem reduzir a interferência na conexão. Quanto menor a interferência, mais banda consegue trafegar e melhor será a qualidade de imagem.

Dê preferência à conexão cabeada:

Se está usando um computador, sempre prefira usar a conexão por cabo ao invés da rede Wi-Fi. O sinal da rede sem fio pode sofrer interferências de paredes ou de outros equipamentos eletrônicos até chegar ao computador, isso prejudica a conexão e a latência — tempo que os pacotes de dados demoram para chegar até o servidor e voltar.

Alguns notebooks já não contam com a porta Ethernet para conectar o cabo de rede, mas há adaptadores no mercado que fazem essa ligação pela porta USB. Se o home office for definitivo, talvez valha a pena investir nesses periféricos em troca de otimizações.

Smartphones e tablets são o ponto fraco nesse quesito. Nesse caso, o mesmo vale para notebooks sem conexão por cabo, tente se posicionar em um ambiente mais próximo do roteador, para diminuir o percurso do sinal.

Feche outros programas que estejam usando a internet:

O mesmo conselho em caso de haver programas rodando em segundo plano durante a videochamada ou se alguém estiver assistindo streaming (Netflix, Amazon Prime Video, YouTube): quanto menos aplicativos estiverem usando a internet, mais banda estará livre para o tráfego da chamada de vídeo.

2. Webcam e microfone

Notebooks e celulares já contam com microfone e câmera embutidos, computadores desktop não, Por isso, deve-se investir em uma webcam para captação da imagem e um fone de ouvido com microfone, para ouvir e poder falar.

Se você tem alguma câmera semiprofissional ou uma GoPro, pode tentar usá-las como webcam:

Caso use o celular para fazer a videochamada, busque apoiá-lo sobre alguma superfície fixa ou um tripé para estabilizar a imagem. Por mais firme que o segure, a imagem ainda pode ficar trêmula e isso pode desconcentrar outros participantes da reunião.

apoio para videochamada em home office

Se quiser melhorar a qualidade do áudio, pode optar por um microfone separado do fone de ouvido. Obviamente, usar um periférico dedicado para a função é melhor que usar o quebra-galho embutido no fone de ouvido.

3. Cenário para a videochamada

Este é um fator que talvez seja um dos mais complicados. Se você já trabalha em home office por um bom tempo, já deve ter considerado dedicar um espaço da casa para trabalhar, evitar distrações e se concentrar.

Quem está chegando agora, talvez mal saiba em que mesa ou cadeira executar as tarefas do trabalho.

Boa qualidade de imagem:

Uma boa videochamada precisa de uma boa qualidade de imagem. Procure ambientes iluminados, seja por uma fonte de luz artificial ou natural.

Uma das opções é posicionar a mesa em frente à uma janela, assim a luz que entra consegue iluminar bem o rosto. Em caso de usar uma iluminação artificial, como uma luminária de mesa, procure direcioná-la para o seu rosto.

Evite ficar de costas para fontes de luz — portas, janelas ou abajures —, pois isso pode prejudicar a captação da imagem pela webcam ou câmera e gerar mais sombra no seu rosto. Imagine fotografar alguém que está de costas para o sol: ou o fundo ficará com a luz estourada ou a pessoa ficará escura.

ambiente para videochamada em home office

Reduza as distrações:

Reduza ou evite manter objetos desnecessários por perto, tanto para você — para que  não seja distraído — quanto para quem está te assistindo na videochamada, para que não fique observado o que acontece ao seu redor.

Mantenha o ambiente limpo para passar a sensação e controle e organização. Isso é importante para a imagem profissional.

O Skype e o Microsoft Teams, por exemplo, permitem que o usuário borre o fundo das chamadas, para manter o foco apenas em quem está aparecendo. É um recurso interessante para ser usado para evitar as distrações ou que outras pessoas fiquem reparando nos vários objetos atrás de você

Outro que faz algo semelhante é o Zoom, com a opção para trocar o fundo da videochamada, podendo substituir por uma foto ou vídeo. Recursos de ambos funcionam apenas na versão desktop.

4. Conduta

Mantenha-se firme enquanto participa da videochamada, afinal, ainda é uma reunião de trabalho. Então, da forma que no ambiente presencial todos deveriam sentar corretamente, evite desleixos enquanto está na chamada de vídeo: apoiar-se sobre a mesa, ficar deitado, sentar de qualquer jeito.

Por mais que o home office traga conforto, é importante manter a organização e conduta. Você pode trabalhar de pijamas, mas não é este o tipo de vestimenta que os colegas esperam na reunião.

home office

Ao fazer uma videochamada com o celular, há mais mobilidade, afinal o dispositivo permite isso. Tome cuidado para não se movimentar muito entre ambientes porque pode desconcentrar outros participantes ou parecer que você está desinteressado.

5. Apresentação durante a videochamada

Se for fazer alguma apresentação na reunião, busque exibir apenas a janela com os slides, ninguém precisa ver sua caixa de entrada ou todos os ícones da sua área de trabalho. A maioria dos aplicativos para chamada de vídeo permitem selecionar qual é a janela que os participantes verão.

No celular, não há como selecionar uma janela específica ao compartilhar a tela. Para evitar que notificações fiquem atrapalhando a apresentação (e as pessoas vejam o conteúdo que você recebe), ative o modo Não Perturbe do telefone.

Olhar para a câmera enquanto fala é uma boa estratégia para se concentrar. A menos que precise ler o que está sendo mostrado, tente manter os olhos fixos na câmera, dará a impressão que olha no olho da pessoa do outro lado.

Com informações: Google.

Comentários da Comunidade

1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Participe da discussão