Netflix e YouTube reduzem qualidade de streaming na Europa

As empresas atenderam ao pedido da União Europeia para evitar sobrecarga da rede durante pandemia

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 5 meses
Netflix na TV (Thibault Penin / Unsplash)

A Netflix e o YouTube decidiram reduzir a qualidade de vídeos reproduzidos por usuários que estão na União Europeia. A medida foi tomada para evitar a sobrecarga nas redes de banda larga à medida em que muitas pessoas ficam em casa por conta da pandemia de coronavírus.

Segundo a Reuters, a Netflix informou que reduzirá o seu uso da rede em cerca de 25% para contribuir com um funcionamento adequado da internet. A decisão valerá por pelo menos 30 dias para todos os seus usuários na Europa.

O YouTube afirmou que também reduzirá a qualidade de vídeos para compensar o aumento no consumo com mais pessoas trabalhando de casa. “Estamos comprometidos em mudar temporariamente todo o tráfego na União Europeia para a definição padrão”, afirma a empresa à Reuters.

A plataforma anunciou ainda a criação de uma área com informações sobre a COVID-19, doença causada pelo coronavírus. Ela é exibida em 16 países, e deve ser levada para outros lugares em breve. “Queremos que todos tenham acesso a conteúdo confiável durante ese período difícil”, explica a empresa.

Ao reduzirem a qualidade dos vídeos, as empresas atendem ao pedido da União Europeia. O comissário europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, conversou sobre o assunto com CEOs da Netflix, Reed Hastings, da Alphabet, Sundar Pichai, e do YouTube, Susan Wojcicki.

Breton pediu que as empresas deem prioridade à reprodução de vídeos com qualidade padrão em vez de alta definição, o que acontecerá a partir de agora. E, apesar de serem as plataformas de streaming mais conhecidas, Netflix e YouTube não são as únicas a serem notificadas por governos.

O Disney+, serviço de streaming que ainda não está disponível em todos o mundo, recebeu pedidos do governo da França para adiar seu lançamento no país. As autoridades temem o uso fora do comum da plataforma, que reúne muito conteúdo infantil, enquanto as aulas estão suspensas.

Com informações: Mashable, Engadget.

Receba mais sobre YouTube na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados