Início » Aplicativos e Software » Windows 10 aparece em vídeo da Microsoft com novo visual

Windows 10 aparece em vídeo da Microsoft com novo visual

Vídeo da Microsoft mostra ajustes na interface do Windows 10 e novo app Arquivos que poder substituir Windows Explorer

Felipe Ventura Por

Panos Panay, chefe de Windows e Dispositivos na Microsoft, divulgou um vídeo no Instagram em comemoração ao marco de 1 bilhão de dispositivos com Windows 10, incluindo PCs, Xbox One e mais. É possível ver um novo app Arquivos que pode substituir o antigo Windows Explorer, além de ajustes na interface e nos ícones do sistema.

Windows 10

A tela de bloqueio deve mudar de fonte e adotar o negrito para facilitar a visualização. Os blocos dinâmicos (Live Tiles) continuam no menu Iniciar, porém ganham um fundo translúcido que acompanha o tema claro ou escuro do sistema. A ideia é simplificar o visual e deixar os ícones mais visíveis.

Falando nisso, o vídeo relembra que o Windows 10 está recebendo novos ícones mais coloridos: isso vale para a suíte Office (Word, PowerPoint), para aplicativos do sistema (Clima) e até para o clássico Paint.

A resolução do vídeo é baixa, mas dá para notar que a bandeja do sistema foi simplificada; trata-se dos ícones à direita na barra de tarefas. E os menus de contexto, que surgem ao clicar com o botão direito do mouse, enfim adotam o Fluent Design.

Windows Explorer ganha novo visual

Windows 10

Há ainda um novo programa chamado Arquivos, que deve substituir o Explorador de Arquivos; e uma interface repaginada para o Fotos e o Calendário.

No Windows 10X, pensado para PCs com tela dupla, a Microsoft adicionou um novo programa chamado Arquivos (Files) em beta, com acesso somente ao OneDrive por enquanto. É possível que ele também dê as caras no Windows 10 tradicional.

https://www.instagram.com/p/B97VqkXg0iN/

As mudanças na experiência de usuário provavelmente são um reflexo da mudança de comando na Microsoft: isso se tornou responsabilidade de Panos Panay. O que você achou?

Com informações: Windows Central, The Verge.

Nova tela de bloqueio:

Windows 10

Menu Iniciar com blocos dinâmicos translúcidos:

Windows 10

Calendário tem visual atualizado:

Windows 10

Até o Paint receberá um ícone novo:

Windows 10

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
13 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Anderson Antonio Santos Costa (@Anderson_Antonio_San)

Já era hora de o Explorador de Arquivos do Windows ser repaginado. esperava por isso desde o lançamento do Windows 10!!!
Queria ver outras mudanças como no Bloco de Notas, no Paint tradicional (embora haja o Paint 3D), e a integração do Windows Terminal ao sistema.

Eduardo Spaki (@Eduardo_Spaki)

quando chega?

Tang não é Ki-Suco (@Tang_nao_e_Ki-Suco)

Vale lembrar que o “Arquivos” existe desde o Windows 8 e 8.1 mas funciona somente para apps Metro (para tablet) na época. O Windows 10 ainda tem mas a decisão de reformular o Windows explorer deve ser a tentativa de unificar todo o sistema além de abrir a possibilidade de Abas no Explorer ja que só existe em aplicativos via loja e no “Arquivos”

Josué Junior (@Josue.Jr)

Achei que ficou bem bonita a interface. Agora torço para que a divisão do Windows, na liderança do Panos Panay, consiga atingir uma coesão em toda a interface, por que atualmente é uma bagunça

André Cardoso (@andre)

Já não era sem tempo, essa bagunça do Windows de ter metade do sistema com uma interface e metade com outra sempre me incomodou.

DovahShy (@JustMonika)

Certamente não esse ano. A grande atualização já vem aí em maio. e em setembro/outubro é uma atualização menor mais para correções de bugs.

🤷‍♀️ (@xavier)

Eu só queria algo no mesmo estilo do Finder nesse Arquivos, com a possibilidade de abrir pastas em “colunas” e com isso permitir voltar estágios de forma muito mais rápida.
E bem, está bonito, mas essa barra lateral está muito grande, pra quem trabalha com muitas pastas, haja barra de rolagem. Pra tablets deve funcionar, mas vai matar um pouco a usabilidade no desktop.

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

A atualização do segundo semestre costuma ser grande e com novos recursos assim como a do primeiro semestre, a versão 1909 foi uma exceção por conta da reestruturação interna das equipes de desenvolvimento da Microsoft que aconteceu no ano anterior…

Kayo (@Kayo)

Isso é algo bem comum no universo UNIX, seria uma mão na roda no Windows também.

Rafael Machado de Souza (@rafael.mds)

Parece quase tão bom quanto KDE

Kayo (@Kayo)

Única coisa que não gosto do KDE by default é o lançador de aplicativo deles que é meio rustico numa interface tão moderna, mas como tudo no linux é personalizavel é o menor dos problemas.

Maurício Costa (@mauricio.costa)

Tenho que dar o braço a torcer, e dizer que tá lindo e coerente.

Paulo Maciel (@pymaciel)

Tomara que agora finalmente consigam unificar tudo.