DLSS 2.0 promete mais desempenho em jogos sem prejudicar imagem

Disponível em GPUs RTX da Nvidia, recurso equilibra qualidade visual e performance

Vivi Werneck
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
geforce-rtx-2080-ti

A Nvidia anuncia a chegada do DLSS 2.0, recurso que usa inteligência artificial e deep learning para redefinir a renderização de gráficos nos jogos, em tempo real. O “Deep Learning Super Sampling”, agora versão 2.0, funciona a partir de processadores dedicados de IA (Tensor Cores) das GPUs RTX. Segundo a fabricante, o DLSS 2.0 traz o melhor dos dois mundos, dando um boost tanto em performance quanto na imagem.

O objetivo principal do DLSS é aumentar o desempenho de um jogo, rodando em placas de vídeo GeForce RTX, para compensar as altas exigências do ray tracing. O DLSS 2.0, de acordo com a Nvidia, dá um passo além. Não apenas ele melhora os quadros por segundo, durante o gameplay, como também refina a qualidade visual das cenas geradas.

Imagem, resolução e FPS melhorados

Em relação a seu antecessor, o DLSS 2.0 utiliza um novo e mais rápido modelo de Inteligência Artificial que aplica, de forma mais eficiente, os Tensor Cores das RTXs.

Isso significa que esses núcleos agora trabalham duas vezes mais rápidos, melhorando o FPS dos games, além de removerem restrições de configurações e resoluções nas GPUs com suporte ao recurso.

Para manter estáveis resoluções mais altas, o DLSS 2.0 usa metade da quantidade dos pixels, em relação ao seu antecessor. O recurso otimizou o processo ao aplicar uma nova técnica para deixar os detalhes mais nítidos, estabilizando a imagem quadro por quadro.

O jogador pode customizar o DLSS 2.0 escolhendo três modos de qualidade de imagem: qualidade, balanceado e desempenho. Estas opções controlam a forma de renderizar as resoluções. No modo desempenho, por exemplo, você pode alcançar o dobro de FPS.

Mais games com suporte ao DLSS 2.0

O DLSS 2.0 traz uma rede de IA mais generalizada, ou seja, ela elimina a necessidade de ser treinada para cada game em específico (como era antes). Segundo a NVidia, isso significa melhor e mais rápida integração do recurso aos jogos e, consequentemente, viabiliza mais títulos com DLSS disponíveis.

Atualmente, quatro jogos trazem suporte ao DLSS 2.0: Control, MechWarrior 5: Mercenaries, Deliver Us the Moon e Wolfenstein: Youngblood.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Vivi Werneck

Vivi Werneck

Ex-editora assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). No Tecnoblog, foi editora-assistente entre 2018 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados