Comparativo: iPhone 11 Pro Max ou Galaxy S20 Ultra, qual é melhor?

Apple e Samsung lançaram smartphones ótimos (e caros), mas quem tem a melhor tela, desempenho, bateria e câmeras?

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 11 meses
Comparativo: iPhone 11 Pro Max ou Galaxy S20 Ultra

O iPhone 11 Pro Max e o Galaxy S20 Ultra foram os primeiros celulares, em mais de uma década de reviews, a receberem nota 10 no Tecnoblog. Significa que eles são os smartphones perfeitos e definitivos? Não. Significa que eu queria abalar os ânimos de fãs incondicionais de marcas? Talvez. Mas o que ninguém pode negar é que tanto a Apple quanto a Samsung criaram produtos excelentes.

Ambos os smartphones são os melhores de sua categoria e, obviamente, são caros. Mesmo para quem tem muito dinheiro, gastar 7, 8 ou 10 mil reais em um celular não é uma daquelas compras que você faz quando está passeando na rua por acaso. Então, quem será que merece o esforço do seu trabalho? Eu testei o iPhone 11 Pro Max e o Galaxy S20 Ultra e comparo os dois nos próximos minutos.

Em vídeo: iPhone 11 Pro Max ou Galaxy S20 Ultra?

Design: iPhone 11 Pro Max

Beleza é um fator subjetivo, mas dá para comparar objetivamente o design dos aparelhos com foco na construção. Os dois são muito parecidos em termos de materiais e formato: ambos são sanduíches de metal e vidro, com pesos de aproximadamente 220 gramas, espessura na casa dos 8 milímetros e dimensões que quase não permitem guardá-los no bolso da calça.

O iPhone 11 Pro Max leva vantagem pelas bordas de aço inox, que tendem a ser mais resistentes que o alumínio do Galaxy S20 Ultra. A proteção também é um pouco melhor na maçã: o iPhone pode ficar submerso durante 30 minutos em água a uma profundidade de quatro metros, contra 1,5 metro do Galaxy, segundo as fabricantes.

iPhone 11 Pro Max vs. Galaxy S20 Ultra
iPhone 11 Pro Max vs. Galaxy S20 Ultra

A facilidade de reparo é outro ponto que pode ser avaliado de forma objetiva. O iFixit desmontou ambos os aparelhos e deu nota 6/10 para o iPhone 11 Pro Max e 3/10 para o Galaxy S20 Ultra. Isso porque o reparo mais comum é a troca de tela quebrada e, no iPhone, basta remover o painel frontal; no Galaxy, é preciso desmontar todo o produto a partir da tampa traseira, que é frágil e fica grudada com uma cola bem forte.

Por isso, quem leva a melhor em design é o iPhone 11 Pro Max.

Tela: Galaxy S20 Ultra

Tanto a tela do iPhone 11 Pro Max quanto a do Galaxy S20 Ultra são fabricadas pela Samsung, com tecnologia OLED (lembrando que todo AMOLED é OLED, embora o contrário não seja verdadeiro). As duas possuem excelente qualidade, mas a Samsung reservou o melhor painel para o seu próprio celular.

Em números, o iPhone 11 Pro Max tem 6,5 polegadas e resolução de 2688×1242 pixels, com um entalhe bem grande no topo para os sensores e o alto-falante, o que rouba parte da área útil do display. Já o Galaxy S20 Ultra possui 6,9 polegadas e 3200×1440 pixels, com um furo pequeno para a câmera frontal.

iPhone 11 Pro Max vs. Galaxy S20 Ultra
iPhone 11 Pro Max vs. Galaxy S20 Ultra

Ainda que a diferença seja imperceptível a olho nu, a Samsung leva a melhor em definição. Mas a grande vantagem é taxa de atualização, que chega a 120 Hz no Galaxy S20 Ultra, o dobro do iPhone 11 Pro Max, o que gera uma sensação maior de fluidez nas animações do sistema e pode trazer vantagens em games.

A melhor tela, portanto, é a do Galaxy S20 Ultra.

Software: ninguém

O software é um dos pontos mais controversos em um comparativo entre um Android e um iPhone (e normalmente é ele que define qual smartphone você vai comprar).

Eu fiquei pensando se existe uma maneira de afirmar qual é o melhor sistema operacional, mas qualquer comparativo acaba entrando em simplificações inconsistentes. Posso dizer que o iOS é melhor para jogos e recebe mais atualizações por mais tempo, ou que o Android da Samsung é mais flexível e tem uma interface bem projetada. Mas a disputa hoje é muito equilibrada.

Por questões de transparência, eu sempre deixo claro que a minha preferência é pelo iOS. No entanto, em um comparativo justo, ninguém ganha ponto; é você quem decide qual é o melhor.

Desempenho: iPhone 11 Pro Max

O iPhone 11 Pro Max tem um processador Apple A13 Bionic com seis núcleos, acompanhado de 4 GB de RAM e até 512 GB de espaço. Já o Galaxy S20 Ultra traz um chip Samsung Exynos 990 octa-core, com 12 ou 16 GB de RAM e a mesma opção de até 512 GB de armazenamento, com a vantagem de poder ser expandido com um cartão de memória.

Apesar dos números maiores do Galaxy S20 Ultra, o iPhone 11 Pro Max está se dando melhor. Não existe maneira totalmente justa de comparar o desempenho de dois smartphones com sistemas operacionais diferentes, mas os testes sintéticos são os que chegam mais próximos disso.

Apple iPhone 11 Pro Max

O Geekbench é uma das melhores formas de comparar o desempenho da CPU, já que a pontuação é calibrada: 1.000 pontos equivalem a um Intel Core i3-8100, enquanto 2.000 pontos seriam obtidos por um chip com o dobro do poder, independente do sistema operacional. O Apple A13 Bionic leva a melhor, com 1.333 pontos em single-core e 3.468 em multi-core, enquanto o Exynos 990 bate 917 e 2.788 pontos, respectivamente.

Para quem joga, o desempenho da GPU é ainda mais importante. O GFXBench Aztec Ruins utiliza as APIs gráficas mais novas de cada plataforma (Metal no iOS e Vulkan no Android) para medir o desempenho no melhor cenário, levando em conta a resolução da tela do smartphone. O chip gráfico quad-core da Apple manteve uma média de 46 fps, enquanto a Mali-G77 de 11 núcleos do Galaxy S20 Ultra fez 24 fps.

Logo, em desempenho, o ponto vai para o iPhone 11 Pro Max.

Bateria: iPhone 11 Pro Max

Em números crus, a diferença entre a bateria dos dois é brutal: o iPhone 11 Pro Max tem capacidade de 3.969 mAh, enquanto o Galaxy S20 Ultra foi lançado com um componente enorme de 5.000 mAh. Como a duração da bateria depende do gasto energético de outros componentes, como a tela, o processador e os modens, precisamos de mais alguns dados para chegar a uma conclusão.

iPhone 11 Pro Max vs. Galaxy S20 Ultra
iPhone 11 Pro Max vs. Galaxy S20 Ultra

Preparei um teste dividido em duas partes: deixei um mesmo vídeo no YouTube sendo reproduzido no Wi-Fi por quatro horas (para simular uso leve) e depois rodei o jogo Asphalt 9 por uma hora (para simular uso pesado). Todas as configurações foram mantidas inalteradas, inclusive o modo de 60 Hz e a resolução Full HD+ no Galaxy S20 Ultra. A única mudança foi no brilho: desativei o nível automático e calibrei a intensidade para uma taxa de 350 lúmen no branco.

No final da primeira etapa, sobraram 72% de bateria no Galaxy S20 Ultra e 80% no iPhone 11 Pro Max. Depois da segunda etapa, o Galaxy chegou a 56% e o iPhone a 66%. Ponto para a Apple.

Conectividade: Galaxy S20 Ultra

Em outros mercados, o Galaxy S20 foi considerado o primeiro smartphone 5G “que importa”. Alguns celulares com essa tecnologia já foram lançados anteriormente, mas nenhum de uma fabricante e de uma linha tão poderosa. No Brasil, como o 5G ainda não foi lançado, a Samsung optou por trazer apenas a versão 4G, eliminando a vantagem mais óbvia em relação ao iPhone 11 Pro Max.

Os dois são parecidos em termos de conectividade: eles suportam 4G, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.0, NFC e carregamento sem fio. Nenhum tem entrada padrão de fone de ouvido, nem rádio FM.

Samsung Galaxy S20 Ultra

Mas o Galaxy S20 Ultra ganha nos detalhes: ele tem carregamento reverso sem fio, o que pode ajudar em uma emergência; o Samsung Pay pode fazer pagamentos tanto por aproximação quanto simulação de tarja magnética, aumentando a compatibilidade com os terminais; e a porta USB-C pode abastecer a bateria com potência de até 45 watts, contra os 18 watts do Lightning da Apple.

Falando nisso, já passou a hora de a Apple padronizar seus conectores. Os MacBooks e os iPads mais recentes já possuem portas USB-C. Não faz sentido, do ponto de vista do usuário (e nem do meio ambiente), manter a conexão Lightning nos iPhones.

Ponto para o Galaxy S20 Ultra.

Câmera frontal: iPhone 11 Pro Max

O Galaxy S20 Ultra é o único da linha S20 com uma câmera frontal de 40 megapixels, que combina quatro pixels em um para capturar uma selfie de 10 megapixels com mais definição. Já o iPhone 11 Pro Max tem um sensor de 12 megapixels e uma lente com a mesma abertura de f/2,2.

Ironicamente, o iPhone 11 Pro Max se sai melhor em nitidez, apesar de ter sensor de resolução menor: a textura do rosto é apresentada de forma mais realista e um nível maior de detalhes é capturado. Isso acontece mesmo desativando o modo de embelezamento no Galaxy S20 Ultra, que costuma remover detalhes em troca de uma pele mais uniforme. O alcance dinâmico do iPhone também é maior, sofrendo menos nas cenas com sombras e luzes fortes.

iPhone 11 Pro Max: câmera de selfie
iPhone 11 Pro Max: câmera de selfie
Galaxy S20 Ultra: câmera de selfie
Galaxy S20 Ultra: câmera de selfie

Nas selfies, portanto, a melhor opção é o iPhone 11 Pro Max.

Câmeras traseiras: iPhone 11 Pro Max

O estilo de fotografia dos dois é bem diferente. Normalmente, o iPhone 11 Pro Max apresenta tons de cores mais quentes e um equilíbrio na iluminação que tende a se aproximar mais do que os olhos humanos veem. Já o Galaxy S20 Ultra tem um branco mais frio, saturação mais forte e um aumento no contraste, para criar um efeito visual mais impressionante.

Em ambientes com bastante luz, o iPhone 11 Pro Max captura detalhes que o Galaxy S20 Ultra acaba deixando de lado, especialmente nos céus e nas copas de árvores, com qualquer uma das câmeras traseiras. Isso porque, apesar de parecer bom à primeira vista, o ganho de contraste no pós-processamento da Samsung prejudica o alcance dinâmico da cena.

iPhone 11 Pro Max: câmera principal
iPhone 11 Pro Max: câmera principal
Galaxy S20 Ultra: câmera principal
Galaxy S20 Ultra: câmera principal

Com zoom de 2x, em baixa iluminação, o iPhone também se sai melhor, gerando fotos com menos ruído e mais definição. Essa era uma vantagem esperada para a Apple, já que a Samsung sacrificou a abertura da teleobjetiva em troca de um zoom melhor — estamos falando de f/2,0 no iPhone 11 Pro Max contra f/3,5 no Galaxy S20 Ultra, o que significa que muito mais luz entra no sensor do iPhone. Se iluminação não for um problema, a câmera com zoom do Galaxy S20 Ultra se sai melhor em definição, apesar de ainda trazer o problema do alcance dinâmico.

Galaxy S20 Ultra: câmera principal
Galaxy S20 Ultra: câmera principal
iPhone 11 Pro Max: câmera principal
iPhone 11 Pro Max: câmera principal
iPhone 11 Pro Max: teleobjetiva
iPhone 11 Pro Max: teleobjetiva
Galaxy S20 Ultra: teleobjetiva
Galaxy S20 Ultra: teleobjetiva

Já em cenários escuros, com o modo noturno ativado nos dois aparelhos, o Galaxy S20 Ultra consegue capturar mais detalhes que o iPhone 11 Pro Max e deixar o quadro mais equilibrado, mas com frequência o algoritmo da Samsung exagera no tratamento, criando áreas escuras em volta de um ponto iluminado, como em janelas de prédios. O céu também tende a ficar mais granulado.

iPhone 11 Pro Max: modo noturno
iPhone 11 Pro Max: modo noturno
Galaxy S20 Ultra: modo noturno
Galaxy S20 Ultra: modo noturno

A disputa é bem equilibrada e o Galaxy consegue fazer o que o iPhone não faz, como filmar em 8K e capturar objetos mais distantes, graças ao zoom óptico de 4x. Mas, na maioria das situações, o iPhone 11 Pro Max pode tirar fotos melhores com a câmera traseira.

A melhor escolha: iPhone 11 Pro Max

Por 5 a 2, o iPhone 11 Pro Max venceu o comparativo. O smartphone da Apple tem desempenho melhor, uma bateria que dura mais tempo e câmeras que tendem a capturar fotos com mais qualidade na maioria das situações. Já o Galaxy S20 Ultra é equipado com uma tela maior e melhor, oferece mais opções de conectividade, traz um zoom mais poderoso e tem um preço menos inacessível.

Apple iPhone 11 Pro Max

Tem muita gente que nutre emoções por fabricantes de celulares como se fossem torcedores de times de futebol e como se um smartphone fosse a coisa mais importante das suas vidas (como as pessoas que estão brigando nos comentários do YouTube neste exato momento). Mas é interessante lembrar que o ganhador de cada quesito foi decidido nos mínimos detalhes, o que mostra que tanto a Apple quanto a Samsung produziram celulares excelentes.

Eu não acredito que o iPhone seja tão melhor por ficar submerso a quatro metros de profundidade, nem que o Galaxy S20 Ultra seja o rei do galinheiro por ter carregamento reverso sem fio, por exemplo. Nos dois aparelhos, é preciso ir bem fundo para encontrar defeitos — e se eles não fossem colocados lado a lado, as tais fraquezas nem seriam notadas.

Quem tiver dinheiro para comprar qualquer um deve ficar muito satisfeito. Mas a Apple ainda ganha nos detalhes.

iPhone 11 Pro Max – ficha técnica:

  • Bateria: 3.969 mAh com carregamento rápido de 18 watts
  • Câmera frontal: 12 megapixels (f/2,2)
  • Câmeras traseiras:
    • Principal: 12 megapixels (f/1,8) com estabilização óptica de imagem
    • Ultrawide: 12 megapixels (f/2,4)
    • Telefoto: 12 megapixels (f/2,0) com estabilização óptica de imagem e zoom óptico de 2x
  • Conectividade: 3G, 4G, Wi-Fi 802.11a/b/g/n/ac/ax, GPS, Glonass, Galileo, QZSS, Bluetooth 5.0, Lightning, NFC (Apple Pay)
  • Dimensões: 158×77,8×8,1 mm
  • Memória externa: sem suporte a cartão de memória
  • Memória interna: 64, 256 ou 512 GB
  • Memória RAM: 4 GB
  • Peso: 226 gramas
  • Plataforma: iOS 13
  • Processador: hexa-core Apple A13 Bionic com GPU quad-core
  • Sensores: acelerômetro, proximidade, giroscópio, reconhecimento facial (Face ID), barômetro, bússola
  • Tela: Super Retina XDR OLED de 6,5 polegadas com resolução de 2688×1242 pixels e taxa de atualização de 60 Hz

Galaxy S20 Ultra – ficha técnica:

  • Bateria: 5.000 mAh com carregamento rápido de 25 watts (carregador incluso) ou 45 watts (carregador vendido separadamente)
  • Câmera frontal: 40 megapixels (f/2,2)
  • Câmeras traseiras:
    • Principal: 108 megapixels (f/1,8) com estabilização óptica de imagem
    • Ultrawide: 12 megapixels (f/2,2)
    • Telefoto: 48 megapixels (f/3,5) com estabilização óptica de imagem e zoom óptico de 4x
    • Profundidade: sensor DepthVision de tempo de voo
  • Conectividade: 3G, 4G, Wi-Fi 802.11a/b/g/n/ac/ax, GPS, Glonass, Galileo, QZSS, Bluetooth 5.0, USB-C, NFC e MST
  • Dimensões: 166,9x76x8,8 mm
  • Memória externa: entrada para cartão microSD de até 1 TB
  • Memória interna: 128 ou 512 GB
  • Memória RAM: 12 ou 16 GB
  • Peso: 220 gramas
  • Plataforma: Android 10
  • Processador: octa-core Samsung Exynos 990 com GPU Mali G77-MP11
  • Sensores: acelerômetro, proximidade, giroscópio,, barômetro, bússola, leitor de impressões digitais ultrassônico
  • Tela: Super AMOLED de 6,9 polegadas com resolução de 3200×1440 pixels e taxa de atualização de 120 Hz (Full HD+)

Receba mais sobre Samsung Galaxy S20 Ultra na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados