Início » Aplicativos e Software » Como pedir "entrega sem contato" [iFood, Uber Eats, Rappi e James]

Como pedir "entrega sem contato" [iFood, Uber Eats, Rappi e James]

iFood, Rappi, Uber Eats, James e outros aplicativos aderiram a "entrega sem contato", "entrega na porta" e maneiras de se proteger

Melissa Cruz Cossetti Por
TB Responde

Com a pandemia do novo coronavírus, causador da COVID-19, pessoas e empresas tiveram que se adaptar — e rápido. O movimento de bares e restaurantes caiu (em parte porque foi parcialmente ou totalmente impedidos por decretos em todo o país).

No entanto, há liberação para trabalhar com delivery, serviço que teve aumento, com ou sem aplicativos. Nesta corrida, iFood, Uber Eats, Rappi, James e outros criaram a "entrega sem contato" e seus colaboradores foram orientados a se equipar com os produtos de higiene necessários (contudo, não há garantias de que isso ocorre). 

robert-anasch-uber-eats-unsplash

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) desenvolveu o selo "Restaurante Responsável", que identifica estabelecimentos que aderiram às medidas preventivas de combate ao vírus. Na avaliação do presidente da Abrasel, Paulo Solmuccci, a queda no setor está ocorrendo de forma espontânea pela própria população que respeitou a orientação de ficar em casa, como forma de se precaver. 

“Isso mostra a consciência da população brasileira”, disse.

Por que pedir delivery?

O delivery foi uma forma que restaurantes e bares encontraram para continuar operando e atendendo uma demanda que parece não ter fim. Muitas pessoas ainda estão trabalhando em serviços essenciais, não conseguiram fazer as compras no supermercado ou mesmo não conseguem cozinhar (por falta de utensílios e suprimentos) nos locais onde estão. O delivery é a fonte de alimentação e remédios.

Se você está em uma situação em que o delivery é a salvação, saiba como fazer pedidos de "entregas sem contato" nos aplicativos de delivery mais populares em todo o Brasil.

O iFood sugere que consumidores revejam e sejam flexíveis com processos de entrega em condomínios, evitando, se possível, que os entregadores tenham que circular nos corredores e elevadores dos prédios e ir até os apartamentos para finalizar entregas. 

Na Comunidade do Tecnoblog, há um debate sobre "pedir ou não delivery?", participe. 

Como pedir "entrega sem contato" no iFood

  1. Escolha e adicione os itens normalmente na página de um restaurante;
  2. Clique em "Ver sacola";
  3. Selecione forma de pagamento via aplicativo (faça isso para não haver a necessidade de manusear maquininhas de cartão ou dinheiro em espécie);
  4. Nesse momento, o usuário será direcionado a uma tela onde poderá optar por "Receber sem contato físico"; 
  5. Depois, basta clicar em "Confirmar" o pedido.

Com o pedido feito, o cliente recebe uma mensagem de confirmação e outra avisando que saiu para a entrega. Você pode usar o chat do app para entrar em contato direto com o entregador e combinar o local e a melhor forma da "entrega sem contato". 

iFood sem contato físico

Seguiu todos os passos acima? Vale lembrar que, depois de receber o pedido, clientes devem fazer a higienização correta das mãos, com água e sabão, antes de comer.

Como pedir "entrega sem contato" no Rappi

O Rappi ativou uma opção de entrega em domicílio "sem contato físico". Para usar essa opção, basta que a selecione dentro do aplicativo ou a indique via chat para o entregador pedindo que deixe seus pedidos na porta, onde for melhor e "sem contato".

Recomendações para quando usar a Rappi:

  1. Faça seu pedido normalmente;
  2. Ao receber seu pedido, desembale o conteúdo e lave as mãos.

Use meios de pagamento digitais para evitar mexer com dinheiro em cédula ou moeda. 

Como pedir "entrega sem contato" no Uber Eats

O Uber Eats vai oferecer gratuidade na taxa de entrega para pedidos feitos a pequenos e médios restaurantes parceiros independentes do Brasil e da América Latina. 

Todos os restaurantes cadastrados na plataforma também serão isentos da taxa de retirada quando os usuários fizerem um pedido pelo aplicativo e optarem por buscar a refeição pessoalmente no balcão, atendendo todas as recomendações de higiene.

O Uber Eats também iniciou uma campanha para promover a entrega "sem contato", oferecendo essa opção dentro no aplicativo, e fornecendo orientações aos restaurantes para garantir que pedidos sejam lacrados em embalagens invioláveis. 

Outras dicas do James Delivery

No James, todos os pagamentos também são online, então você não tem que mexer com dinheiro nem maquininha de cartão. "Mesmo assim, lave as mãos com frequência e evite situações de contato direto como apertos de mão (mesmo que o entregador seja firmeza demais)", lembrou a plataforma no Twitter. Neste período, é natural agradecer.

Fez um pedido de supermercado? A dica é dar uma boa higienizada nas embalagens (especialmente aquelas que tocam a sua boca, como latinhas e garrafas de bebida. Frutas e verduras também devem ser bem lavadas e se você está manifestando sintomas ou deseja evitar o contato direto, avise pelo chat que deixe na sua porta.

Com informações: EBC

Mais sobre: , , ,

Comentários da Comunidade

1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Participe da discussão