TIM ajuda prefeitura do Rio com mapa de deslocamento de pessoas

Ferramenta será baseada na rede móvel da TIM, que mostrará locais com maior concentração de pessoas para combater coronavírus

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A TIM fechou uma parceria com a prefeitura do Rio de Janeiro para fornecer um mapa de calor com a concentração de usuários na cidade. A medida deve auxiliar o combate à proliferação do coronavírus (Covid-19) ao rastrear as movimentações de grupos de pessoas. Dessa forma, será possível avaliar a tendência de mobilidade dos bairros antes e depois da pandemia, e analisar qual bairro ou região específica sofre um aumento populacional.

A operadora diz que a solução foi baseada no conhecimento adquirido na Itália e na Europa, e permitirá aos órgãos governamentais avaliarem a eficácia das medidas de reclusão já implementadas e facilitar a tomada de decisões. Os dados serão exibidos em mapas de calor para entender a movimentação das massas.

De acordo com um executivo da TIM, as informações são massivas e preservam o anonimato dos clientes, respeitando critérios de confidencialidade e segurança da informação previstos na legislação brasileira. Os dados são valiosos mesmo nesse contexto mais amplo, e devem auxiliar as autoridades a aplicarem medidas em regiões específicas.

Uma solução similar já foi fornecida pela TIM durante os Jogos Olímpicos de 2016, auxiliando a prefeitura da cidade com medidas de segurança e transportes. Na Itália, uma metodologia similar mostrou que 40% das pessoas em Milão ainda se deslocavam pela cidade durante o período de quarentena.

TIM dá bônus de internet durante pandemia

Durante a pandemia de coronavírus, a TIM se comprometeu a fornecer mais internet para que seus clientes não fiquem desconectados no período de reclusão.

  • no pré-pago, a operadora irá liberar 50 MB de internet para cada vez que o cliente assistir o vídeo educativo no app Meu TIM, com limite de duas vezes por dia;
  • clientes de planos controle receberão 1 GB válidos por 14 dias após fazerem login no app Meu TIM;
  • clientes do TIM Beta receberão 1 GB válidos por 14 dias quando fizerem login no app Meu TIM;
  • clientes de planos pós-pagos, seja Fatura ou Pós Express (pagamento por cartão de crédito), receberão 2 GB válidos por 30 dias ao fazerem login no app Meu TIM

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados