Início » Telecomunicações » Anatel alerta para golpe via WhatsApp que promete 7 GB grátis

Anatel alerta para golpe via WhatsApp que promete 7 GB grátis

Anatel pede para não clicar em link de internet grátis para Vivo, Claro, Oi e TIM; golpes se aproveitam do surto de coronavírus

Felipe Ventura Por

Há diversas pessoas mal-intencionadas usando a pandemia do coronavírus (COVID-19) para aplicar golpes: a Anatel emitiu alerta sobre um deles, que promete oferecer 7 GB gratuitos para clientes da Vivo, Claro, Oi, TIM e Nextel. A agência avisa para não abrir esses links divulgados pelo WhatsApp.

Golpe no WhatsApp / Anatel

O golpe usa o logotipo da agência reguladora para parecer legítimo. “Anatel em conscientização contra o coronavírus está dando gratuitamente 7 GB de internet”, diz a mensagem compartilhada pelo WhatsApp.

Ela vem acompanhada por um link, agora quebrado, que levava para uma página com o logotipo das cinco principais operadoras brasileiras. Você precisava escolher uma delas, inserir seu número de celular e preencher um formulário.

“O golpe irá cadastrar seu número em serviços premium, fazendo cobranças na sua conta”, explica Fabio Assolini, especialista sênior de segurança da Kaspersky Lab, no Twitter.

Golpe no WhatsApp / Anatel

Vivo, Claro, TIM e Nextel tomaram medidas para ampliar o acesso à internet móvel, em especial concedendo um acréscimo de dados na franquia do pré-pago, controle e pós. Você pode conferir os detalhes nos links abaixo:

Anatel dá dicas de segurança

Em comunicado, a Anatel alerta que “não envia links por WhatsApp ou por SMS, nem faz promoções ou dá prêmios”.

Ela recomenda não abrir links desconhecidos; nunca fornecer dados pessoais para sites e aplicativos que não reconheça; desconfiar de mensagens com assuntos apelativos ou alarmantes; e cuidar muito bem das suas senhas. A agência também diz: “aceite que todos nós somos vulneráveis e desconfie até da sombra virtual”.

Outros golpes envolvendo o coronavírus incluem um site enganoso que promete álcool gel da Ambev; um link para “Netflix grátis no periodo de isolamento”; e um falso cadastro do benefício Auxílio Cidadão de R$ 200. Todos vêm se disseminando por WhatsApp.

Comentários da Comunidade

3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eu

Simples^3 de quebrar esse golpe. abuse @ bitly.com

Participe da discussão