Início » Aplicativos e Software » Facebook, Microsoft e TikTok promovem hackathon sobre Covid-19

Facebook, Microsoft e TikTok promovem hackathon sobre Covid-19

Hackathon visa desenvolvimento de tecnologias para enfrentamento da pandemia

Emerson Alecrim Por

Como parte dos esforços para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19), a Organização Mundial da Saúde estabeleceu parcerias com companhias como Facebook, Twitter, Microsoft e até TikTok para promover um hackathon global focado no desenvolvimento de tecnologias úteis para o enfrentamento da pandemia.

A grande vantagem dos hackathons  é que, quando bem organizados, eventos do tipo podem estimular o desenvolvimento de soluções realmente relevantes para os problemas propostos em um intervalo curto de tempo. Não por caso, Mark Zuckerberg declarou que hackathons já serviram de base para o surgimento de diversas ideias e projetos dentro do Facebook.

Desenvolvimento

Obviamente, não é esperado que a iniciativa leve ao desenvolvimento rápido de uma vacina capaz de combater o coronavírus ou de uma droga eficaz contra a Covid-19, por exemplo, mas que ataque problemas específicos. Entre os desafios propostos estão o desenvolvimento de:

  • meios para apoiar os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus;
  • recursos de apoio a idosos e pessoas mais vulneráveis ao Covid-19;
  • tecnologias para telemedicina;
  • soluções para amenizar o impacto mental do isolamento social;
  • ambientes alternativos de aprendizagem, presumivelmente, com foco em ensino a distância.

Nas redes sociais, informações relacionadas ao hackathon podem ser encontradas a partir da hashtag #BuildforCOVID19. Como desenvolvedores no mundo todo estão em casa como medida de prevenção ao coronavírus, os organizadores esperam por um bom número de participantes.

"Dado o isolamento que vem sendo experimentado atualmente nas comunidades, queremos criar um espaço online onde desenvolvedores podem projetar, experimentar e criar soluções de software que ajudem no enfrentamento dessa crise", diz a página do COVID-19 Global Hackathon.

No mesmo endereço, é possível obter mais informações e fazer inscrições. Ideias poderão ser submetidas entre 26 e 30 de março. Os projetos selecionados serão anunciados em 3 de abril.

Com informações: ZDNet.

Comentários da Comunidade

1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Participe da discussão