Facebook, Microsoft e TikTok promovem hackathon sobre Covid-19

Hackathon visa desenvolvimento de tecnologias para enfrentamento da pandemia

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Desenvolvimento

Como parte dos esforços para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19), a Organização Mundial da Saúde estabeleceu parcerias com companhias como Facebook, Twitter, Microsoft e até TikTok para promover um hackathon global focado no desenvolvimento de tecnologias úteis para o enfrentamento da pandemia.

A grande vantagem dos hackathons  é que, quando bem organizados, eventos do tipo podem estimular o desenvolvimento de soluções realmente relevantes para os problemas propostos em um intervalo curto de tempo. Não por caso, Mark Zuckerberg declarou que hackathons já serviram de base para o surgimento de diversas ideias e projetos dentro do Facebook.

Obviamente, não é esperado que a iniciativa leve ao desenvolvimento rápido de uma vacina capaz de combater o coronavírus ou de uma droga eficaz contra a Covid-19, por exemplo, mas que ataque problemas específicos. Entre os desafios propostos estão o desenvolvimento de:

  • meios para apoiar os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao coronavírus;
  • recursos de apoio a idosos e pessoas mais vulneráveis ao Covid-19;
  • tecnologias para telemedicina;
  • soluções para amenizar o impacto mental do isolamento social;
  • ambientes alternativos de aprendizagem, presumivelmente, com foco em ensino a distância.

Nas redes sociais, informações relacionadas ao hackathon podem ser encontradas a partir da hashtag #BuildforCOVID19. Como desenvolvedores no mundo todo estão em casa como medida de prevenção ao coronavírus, os organizadores esperam por um bom número de participantes.

“Dado o isolamento que vem sendo experimentado atualmente nas comunidades, queremos criar um espaço online onde desenvolvedores podem projetar, experimentar e criar soluções de software que ajudem no enfrentamento dessa crise”, diz a página do COVID-19 Global Hackathon.

No mesmo endereço, é possível obter mais informações e fazer inscrições. Ideias poderão ser submetidas entre 26 e 30 de março. Os projetos selecionados serão anunciados em 3 de abril.

Com informações: ZDNet.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados