Windows 10 deve ocultar mais partes do antigo Painel de Controle

Este é mais um passo no longo caminho para o fim do Painel de Controle

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
painel de controle windows velho

A versão de testes mais recente do Windows 10, que é distribuída para quem faz parte do programa Insiders da Microsoft, está ocultando mais um recurso do antigo Painel de Controle do sistema operacional e ele é o que dá informações sobre o computador, além de dados sobre o sistema.

A versão beta público do Windows 10 que exibe esta alteração é a 19587 e a área de informações do sistema é aquela que mostra o ID do Windows, se ele está ativado ou não e qual versão está instalada, o nome do processador, quantidade de RAM e se existe algum suporte para caneta ou tela de toque no hardware.

Este movimento, de remover recursos que estão no Painel de Controle, vem acontecendo desde que o Windows 8 colocou um menu de configurações do próprio Windows. Desde então existem duas áreas com ajustes, sendo uma o Painel de Controle e que está lá desde quase sempre, com a outra chamada Configurações do Windows.

painel de controle antigo windows

Este painel pode deixar de existir no Windows 10

No Windows 10 mais recente já é possível fazer muitas alterações diretamente do menu mais moderno, que segue o visual recente adotado pela Microsoft para seu sistema operacional. A lista inclui trocar a resolução do monitor, ajustar contas de usuário, configurar modo de economia de energia, desinstalar programas e buscar atualizações do próprio Windows. É possível até formatar todo o computador a partir destas configurações.

Como a novidade chegou pela primeira vez no beta público do Windows 10, é bem provável que a remoção da página sobre o sistema aconteça em breve ou então que nem apareça na próxima grande atualização liberada pela Microsoft. De qualquer forma é importante ver que o mundo com menu de ajustes que é quase que redundante está acabando.

Tchau Painel de Controle!

Com informações: Windows Central.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados