Início » Computador » Desmanche do MacBook Air revela teclado melhor e reparo difícil

Desmanche do MacBook Air revela teclado melhor e reparo difícil

iFixit deu nota 4 (de 10) para o MacBook Air em escala que aponta facilidade de reparo

Emerson Alecrim Por

Anunciado no dia 18, o novo MacBook Air com tela de 13 polegadas e teclado Magic Keyboard com mecanismo tesoura já foi parar nas mãos impiedosas do iFixit. O desmonte mostra que o notebook não tem reparo fácil. Mas o que mais importa é a constatação de que o retorno das teclas com sistema tesoura foi mesmo um acerto da Apple.

MacBook Air com mecanismo tesoura (foto: iFixit)

Em 2015, a Apple apresentou um teclado com mecanismo em forma de borboleta nas teclas que prometia permitir que o usuário digitasse com mais conforto e cometesse menos erros em relação ao teclado com o então antigo mecanismo tesoura. Ao mesmo tempo, o novo sistema possibilitou à Apple reduzir a espessura das teclas.

Mas o tempo revelou que, na verdade, o mecanismo borboleta tem falhas. A Apple chegou a ser processada por usuários que tiveram seus MacBooks danificados por conta do acúmulo de poeira abaixo do teclado que o novo sistema propiciava.

No desmanche, o iFixit deixa claro que o novo MacBook Air ficou mais grosso que o modelo da geração anterior por conta do retorno do velho, mas confiável mecanismo tesoura. Só que a diferença é inexpressiva: a espessura aumentou apenas 0,5 mm.

Por trazer de volta o sistema tesoura, a Apple pôde até se desfazer de uma "gambiarra": o iFixit notou que o MacBook Air não traz mais a barreira de silicone que, nos modelos com mecanismo borboleta, serve para dificultar a entrada de detritos no teclado. Com o "velho novo" sistema, isso não é mais necessário.

MacBook Air - touchpad (foto: iFixit)

O iFixit também notou que o laptop agora tem um dissipador de calor maior sobre o processador, além de uma distribuição de cabos que facilita o reparo do touchpad e a remoção da bateria.

Graças a isso, o MacBook Air tem reparo "menos pior": em uma escala que vai de 1 (reparo difícil) a 10 (reparo fácil), o iFixit deu nota 4 para o equipamento. A pontuação continua baixa, mas é melhor que a da geração anterior, que recebeu nota 3.

Vale lembrar que, no Brasil, a nova geração do MacBook Air custa a partir de R$ 10.299.

Mais sobre: , ,

Comentários da Comunidade

6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@bkdwt
O massa do Macbook Air é isso aqui:

1585177116296573×635 200 KB

Esses engenheiros da Apple são burros ou é alguém que os obriga a fazer essas merd**?
Felipe Insfran
Vi vários especialistas e sites postando essa imagem no Twitter… ninguém entendeu essa solução da eipol.
Cesar Filho
Alguém poderia explicar qual a gambiarra que não estou enxergando? Agora fiquei curioso
Jardel
pelo que eu consegui enxergar e entender eles mudaram o e passa que mantem os conectores wifi bem presos na placa mão. Na versão 2018 tinha parafusos pra manter bem firme.
Participe da discussão