Apple deve lançar vários Macs com processador ARM em 2021

Primeiro Mac com chip ARM pode ser anunciado pela Apple no final de 2020

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Os rumores de que a Apple lançará Macs com processador ARM são cada vez mais fortes. Os burburinhos mais recentes dão conta de que a companhia colocará no mercado vários laptops e desktops com esse tipo de chip já em 2021. Quem afirma é Ming-Chi Kuo, analista com um longo histórico de acertos relacionados a lançamentos da Apple.

A declaração de Kuo nos faz presumir que veremos processadores ARM tanto nas linhas MacBook quanto nos modelos iMac. É possível até que o Mac mini faça parte disso.

Se confirmado, esse cenário representará uma mudança radical e ousada na família Mac. Mas a Apple tem suas razões para apostar nessa abordagem: o analista acredita que, com chips ARM, a companhia poderá ter redução entre 40% e 60% nos custos com processadores, além de ter mais flexibilidade no desenvolvimento dos Macs.

Processadores ARM são mandatórios em celulares e tablets devido, principalmente, à sua grande eficiência no consumo de energia, detalhe que indica que a transição de chips Intel para ARM fará mais efeito nos MacBooks. É por isso que a mudança pode começar por aí. Kuo aponta que os primeiros modelos serão anunciados no final de 2020 ou no primeiro trimestre de 2021.

Mas faz sentido que todos os Macs passem por essa transição. Isso porque chips ARM aproximariam esses computadores dos iPhones, iPads e iPods e, teoricamente, facilitariam a disponibilização de aplicativos integrados a todas essas plataformas, por exemplo.

Não está claro se a pandemia de coronavírus (Covid-19) poderá afetar esses planos. De todo modo, talvez tenhamos informações oficiais sobre o assunto na WWDC 2020, marcada para junho. A conferência vai ser online, é claro.

Com informações: MacRumors, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados