Início » Cultura » 10 museus online para visitar durante a quarentena do COVID-19

10 museus online para visitar durante a quarentena do COVID-19

Já que não dá para viajar agora, aprecie obras de arte visitando algum famoso museu online

Vivi Werneck Por
TB Responde

A quarentena que estamos vivendo, por conta do coronavírus, está nos obrigando a adaptar alguns hábitos externos que tínhamos, como viajar e encontrar os amigos, para atividades dentro de casa. Para ajudar a lidar um pouco com o tédio durante este período de reclusão, veja como visitar um museu online, gratuitamente, e apreciar obras de artes de vários países.

museu do louvre

1. Museu do Louvre (Paris, França)

Um dos museus mais importantes do mundo, o Museu do Louvre possui um acervo com mais de 380 mil itens, dentre eles a famosa Monalisa - do italiano Leonardo da Vinci. O Louvre também mantém uma exposição permanente de 35 mil obras de arte. Para acessar este museu online, basta clicar aqui.

2. Pinacoteca (São Paulo, Brasil)

O Brasil tem belos museus e um deles é a Pinacoteca, em São Paulo. Projetado no final do século XIX, o espaço conta com um acervo de mais de nove mil obras de arte. Dentre as coleções em exibição, também online, você pode conhecer as criações de artistas brasileiros, como Anita Malfatti, Victor Meirelles, Pedro Alexandrino, Benedito Calixto, Eliseu Visconti e José Ferraz de Almeida Junior.

3. Casa de Anne Frank (Amsterdam, Holanda)

O museu conta a história de Anne Frank, a menina judia que se refugiou com a família na casa de vizinhos - na tentativa de escapar dos horrores nazistas durante a invasão dos Países Baixos, na Segunda Guerra Mundial. Pelo acervo online é possível assistir a vídeos sobre a vida e o diário de Anne Frank. A casa onde ela se escondeu também pode ser visitada virtualmente pelo Google Arts & Culture.

casa de anne frank

4. Museu Nacional de Antropologia (Cidade do México, México)

Este museu é dos pontos turísticos mais visitados da Cidade do México. Um dos maiores destaques do acervo são peças da antiga civilização Asteca. Por meio da visita virtual ao local, você pode ver a Pedra do Sol (conhecida como o Calendário Asteca), esculturas representando os deuses de Teotihuacán e etc. O Museu Nacional de Antropologia também está acessível pelo Google Arts & Culture.

5. Museu Nacional de História Natural (Washington DC, EUA)

Este museu, localizado na capital dos Estados Unidos, é tão famoso que já inspirou filmes e até desenhos animados. Mas toda essa popularidade tem explicação: os visitantes podem explorar mais de 126 milhões de espécimes e artefatos de vários lugares do mundo. Na versão do museu online é possível percorrer pelos corredores das instalações.

museu nacional de historia natural

6. Museu da Acrópole (Atenas, Grécia)

Este museu reúne peças importantes do que ainda restou da Acrópole de Atenas, a mais conhecida e famosa acrópole do mundo. O local abriga algumas das construções mais importantes do mundo antigo, como o Partenon e o Erecteion. Você pode passear pelos corredores do local pelo Google Arts & Culture e conhecer um pouco de história antiga grega.

7. Museu de Arte Ohara (Kurashiki, Japão)

A popularidade deste museu vem do fato de ser a primeira galeria com obras ocidentais feitas no Japão, além de ser a mais antiga do tipo também. É possível passear pelo seu acervo, virtualmente, por meio do Google Arts & Culture, tendo uma visão ampla e detalhada dos corredores.

8. Yad Vashem Museu do Holocausto (Jerusalém, Israel)

O museu é o principal local no mundo para conhecer a história sofrida dos que pereceram e dos sobreviventes do Holocausto, durante a Segunda Guerra Mundial. O acervo, que pode ser visitado pelo site oficial do museu e também pelo Google Arts & Culture, conta com várias imagens, obras e objetos daquela época.

9. Museu do Vaticano (Roma, Itália)

O Museu do Vaticano é uma obra de arte por si só, com salões cobertos por pinturas - como a Capela Sistina - tendo sido pintada, em parte, por Michelangelo e o Museu Gregoriano-Egípcio. Também fazem parte do acervo criações de Leonardo Da Vinci, Caravaggio, Rafael e etc. Você também pode visitar o local por imagens em 360°.

capela sistina

10. Museu Britânico (Londres, Inglaterra)

O museu abriga um grande acervo com mais de seis milhões de artefatos e relíquias que representam a cultura de vários países. Há muito o que se ver e, mesmo num passeio online, você levará algum tempo visitando tudo. É possível começar o tour pelo próprio site do museu e ainda percorrer seus corredores por meio do Google Arts & Culture.

Comentários da Comunidade

1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Participe da discussão