Início » Celular » Tráfego de IPTV pirata cresce no Brasil em meio à pandemia

Tráfego de IPTV pirata cresce no Brasil em meio à pandemia

Tráfego de “sky gato” via IPTV dispara no Brasil por conta do isolamento social

Emerson Alecrim Por

Com tanta gente em isolamento social ou quarentena, os acessos a serviços como Netflix e Amazon Prime Video dispararam. Mas não exclusivamente: provedores de internet apontam que o uso de IPTV para “sky gato” também aumentou. Nas redes de muitas dessas empresas, serviços piratas já respondem por cerca de 30% do tráfego.

Até um passado não muito distante, o “sky gato” correspondia quase que totalmente à decodificação ilegal de serviços de TV paga transmitidos por antenas. Com o avanço da banda larga, a adesão ao IPTV pirata — quando canais pagos de TV são transmitidos pela internet sem autorização — tem sido cada vez maior.

Quanto? Ainda não está claro. Mas uma sondagem feita pela Folha de S.Paulo com pequenos provedores de internet aponta que, em média, 30% do tráfego atual das redes dessas empresas correspondem ao IPTV pirata, como já dito.

pirata

Essa porcentagem gera um alerta no cenário atual. É claro que o fator pirataria é um problema que deve ser considerado, mas, em uma época em que muita gente fica em casa, a principal preocupação está na possibilidade de o tráfego de IPTV congestionar redes.

Plataformas como Netflix conseguem lidar com o aumento da demanda por meio de CDNs e diminuição deliberada do bitrate nas transmissões, por exemplo.

No IPTV ilegal existe pouca ou nenhuma preocupação com o risco de gargalos na rede. Frequentemente, links do tipo têm origem em servidores de países da Europa, Ásia ou África cujas regras, por serem mais brandas, dificultam a desativação de serviços ilegais.

O conteúdo precisa, então, passar por diversas estruturas e pontos de interconexão até chegar ao usuário. Se o tráfego oriundo dessas fontes for muito alto, o risco de congestionamento nas redes aumenta, consequentemente.

Apesar disso, provedores têm conseguido prestar seus serviços, ainda que com um gargalo ou outro. Há relatos de lentidão e instabilidades nas redes de determinados provedores, mas esses problemas não são generalizados.

A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) afirma não ter dados claros sobre a dimensão do “sky gato” no Brasil. A Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA) estima, porém, que cerca de 4,5 milhões de brasileiros acessam canais pagos de maneira indevida.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
16 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@ksio89

Há relatos de lentidão e instabilidades nas redes de determinados provedores, mas esses problemas não são generalizados.

Sim, é um certo provedor aí sem noção que vai fazer marketing de aumentar a velocidade sem ter a infraestrutura necessária para tal, e que está orientando os técnicos a usarem a pandemia como justificativa para problemas na internet, mesmo que tenham surgido antes da epidemia.

Lucas Blassioli (@olucaslab)

Nossa, CLARO que essa coisa ia acontecer, alguns provedores dizendo que a internet está com problemas no meio de uma pandemia pois não tinha estrutura para isso.

Muitos amigos meus estão reclamando que certos provedores não abrem nem Netflix no minimo nos últimos dias.

Alfafa Buster (@alfafabuster)

Já fui cliente da NET duas vezes… Nas duas eu me arrependi. Hoje sou feliz com a Vivo Fibra. Não uso IPTV pirata então não sei dizer se funciona bem ou não… Mas Netflix, Amazon Prime e Youtube funcionam sem problema nenhum na Vivo Fibra.

Alfafa Buster (@alfafabuster)

Aqui em casa eu tenho a TV da Vivo fibra e a qualidade é excelente. É IPTV, vem pela fibra ótica.

@teh

Ah sim, mas a sua é diferente, o texto e eu me referia ao IPTV gato que é uma imagem que vem de um servidor de fora do Brasil. É simplesmente alguem gravado o conteudo, codificando e enviado a servidores…

Rafael Moreira (@Rafael_Moreira)

Se fosse tão ruim não teria aproximadamente 4,5 milhões de assinantes.

Rafael Moreira (@Rafael_Moreira)

Alguns canais apresenta qualidade, mais estabilidade nem sempre, alguns apresenta travamentos tendo que trocar de fonte daquele canal, sem contar o atraso nas partidas esportivas.

XXX (@SiouxDF)

Curiosidade: meu cunhado tem um desses aparelhos de IPTV e ele não paga mensalidade nenhuma (só pagou pelo aparelho).
Como essas empresas bancam o aumento do consumo de banda se não recebem dos clientes por isso?