Início » Internet » O que é Creative Commons?

O que é Creative Commons?

Saiba o que é Creative Commons e entenda como funciona o conjunto de licenças CC para conteúdos da internet

Bruno Gall De Blasi Por
TB Responde

O termo “Creative Commons” sempre aparece em algum site ou rede social. Seja em texto, vídeo, foto ou qualquer outro tipo de conteúdo, essa licença é utilizada para facilitar o compartilhamento de obras na internet e ainda assegurar que os direitos autorais dela sejam respeitados. Descubra o que é Creative Commons a seguir.

Descubra o que é Creative Commons (Foto: Kristina Alexanderson/Flickr)

Saiba o que é Creative Commons

Creative Commons (ou CC) é uma licença controlada por uma organização sem fins lucrativos que leva o mesmo nome. Elas são “uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos”.

Alternativa aos direitos autorais, as licenças CC se diferenciam do copyright pela flexibilidade, simplicidade, gratuidade e acessibilidade. Ao contrário de conteúdos que possuem o selo “Todos os direitos reservados”, os autores podem criar termos de licença de acordo com as suas necessidades, e sem depender de “juridiquês” para isso.

Outra diferença fica pela possibilidade de dar mais liberdade para que terceiros utilizem suas obras, sem abrir mão de toda a propriedade intelectual. Qualquer um pode utilizar as licenças CC e ainda permitir que os conteúdos sejam customizados (alterados) e/ou compartilhados livremente pela internet sem que isso configure pirataria digital.

Um exemplo no YouTube

Para facilitar o entendimento, vamos usar o envio de um vídeo para o YouTube como exemplo. Se eu publicar um vídeo sob uma licença Creative Commons, posso autorizar que a minha obra seja utilizada comercialmente para diversos fins por terceiros.

Desde que sejam dados os devidos créditos a mim (o autor).

Isso significa que eu possuo os direitos da obra, mas também permito que outras pessoas utilizem meu trabalho para produzir propagandas, vídeos institucionais e afins, de graça. Mas, para isso, todos precisam obedecer os termos da licença.

Existe também a possibilidade de permitir apenas a distribuição, e nada mais. Ou, até mesmo, impedir o uso da obra para fins comerciais. E é por isso que existem vários tipos de licença Creative Commons: para atender a todas as necessidades possíveis.

Conheça algumas diferenças existentes entre as licenças:

Tipo de licença Distribuição Adaptação/Remix/Reutilização Uso comercial Créditos obrigatórios Observações
CC BY (Atribuição) Sim Sim Sim Sim Nenhuma
CC BY-SA (Atribuição-CompartilhaIgual) Sim Sim Sim Sim A obra derivada deve utilizar a mesma licença da original
CC BY-ND (Atribuição-SemDerivações Somente o conteúdo original Sim Sim Sim Nenhuma
CC BY-NC (Atribuição-NãoComercial) Sim Sim Não Sim Nenhuma
CC BY-NC-SA (Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual) Sim Sim Não Sim A obra derivada deve utilizar a mesma licença da original
CC BY-NC-ND (Atribuição NãoComercial-SemDerivações) Somente o conteúdo original Não Não Sim Nenhuma
CC0 (Domínio Público) Sim Sim Sim Não Nenhuma

Como usar o Creative Commons?

Qualquer pessoa que criar um conteúdo pode usar um dos tipos da Creative Commons. Basta você escolher qual licença vai usar, aplicar em seu conteúdo (conforme as regras da plataforma como YouTube, Flickr e outras) e pronto (que for usar, vai saber como).

A Creative Commons também disponibiliza uma página com perguntas e respostas para selecionar a licença ideal ao seu trabalho na internet. O seletor de licenças CC é gratuito e está disponível no site da Creative Commons em português.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação