Google Classroom é usado para aulas da rede pública do RJ

Alunos de ensino médio no Rio de Janeiro usam Google Classroom (Sala de Aula); governo se dispõe a imprimir material didático

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Classroom

O estado do Rio de Janeiro vem adotando medidas restritivas para evitar o contágio do coronavírus (COVID-19): por isso, alunos de ensino médio na rede estadual pública passaram a usar o Google Classroom (Sala de Aula), plataforma grátis vinculada a uma conta de e-mail do Google for Education. O acesso não descontará da franquia de dados, e o governo se dispõe a imprimir o material didático se necessário.

O Google Classroom, também conhecido como Google Sala de Aula, possui três seções principais. O Mural permite que professores e alunos enviem mensagens e dúvidas; as Atividades reúnem lições, tarefas e provas; e a aba Pessoas mostra todos os estudantes e docentes que têm acesso.

Cada aluno do ensino médio na rede pública do RJ recebe uma conta de e-mail com primeiro nome, número da matrícula e sufixo @aluno.educa.rj.gov.br. A senha de primeiro acesso é a data de nascimento do estudante, por exemplo “01012001” (dia, mês e ano no formato DDMMAAAA). A Seeduc RJ (Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro) pede que o usuário troque a senha por outra mais forte.

O procedimento é similar para os professores: eles receberam uma conta com primeiro nome, ID funcional e sufixo @prof.educa.rj.gov.br. A senha de primeiro acesso é o número de CPF; ela precisa ser alterada pelo usuário.

https://www.facebook.com/seeducRJ/videos/149369073089874/

Google Classroom não consumirá franquia de dados

A Seeduc contratou um “link patrocinado” com as operadoras para que o uso do Google Classroom não consuma dados da franquia do aluno ou professor. O acesso gratuito no RJ está em fase de implementação.

De acordo com a secretaria, esta primeira semana servirá para que todos conheçam melhor a plataforma; as aulas começam de fato na semana que vem. O órgão afirma que “esta atividade não vai afetar os 200 dias letivos”, porque o recesso escolar de julho foi antecipado para compensar o período de quarentena no estado.

E se o aluno não tiver acesso fácil à internet? A Seeduc se compromete a imprimir e entregar o material didático nesses casos; ela também verifica a possibilidade de abrir algumas escolas para que alunos e professores usem os computadores nos laboratórios de informática.

Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro, renovou as medidas restritivas no estado por mais 15 dias a partir desta segunda-feira (30). As aulas na rede pública e privada foram suspensas, assim como o passe livre de transporte público para estudantes.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados